Peça Profissional do Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) - Defensor Público Estadual - AOCP (2022)

Direito Constitucional Direitos Humanos

Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) - Defensor Público Estadual - AOCP (2022)

O Estado do Paraná publicou edital de licitação dando preferência na contratação de empresas que garantam paridade de gênero em todos os níveis hierárquicos do seu quadro de pessoal. Inconformado com a medida, um Defensor Público do Estado do Paraná ingressou com Ação Civil Pública, com base no art. 5º, II, da Lei n° 7.347/1985, requerendo o afastamento do critério preferencial citado.

Argumenta que tal critério seria inconstitucional por violar o princípio da isonomia.

Destaca-se o seguinte trecho da sua argumentação: "A preferência de contratação em comento gera uma situação de injustiça social, já que privilegia mulheres em detrimento dos homens ao se desconsiderar a qualificação técnica como único critério de contratação, principalmente quando se exige a paridade de gênero nos níveis hierárquicos mais altos das empresas.

Ainda, não seria possível dizer, a priori, que toda mulher demande uma política afirmativa.

Ora, existem mulheres em múltiplos contextos, o que demanda uma análise individualizada.

Por exemplo, mulheres brancas e ricas com certeza não sofrem qualquer forma de violência social.

Por isso é necessário que as políticas públicas sejam cautelosas e analisem caso a caso.

Essa é a forma de se garantir a isonomia e justiça social." Diante dessa situação, desconsiderando qualquer outra análise acerca da constitucionalidade ou legalidade da medida de preferência no edital e se pautando unicamente na conduta do Defensor Público, responda às perguntas a seguir. A - Considerando as disposições previstas na Lei Complementar Estadual n.° 136/2011 (Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná), poderia o membro da Defensoria Pública propor essa Ação Civil Pública alegando sua independência funcional? Justifique a sua resposta. B - Os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado do Paraná poderiam atuar no caso manifestando-se de forma contrária ao pedido? Justifique a sua resposta. C - Tendo por referência as obras Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis, e Racismo Estrutural, de Silvio de Almeida, comente a argumentação destacada do Defensor. (25 linhas)