Peça Profissional do Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC-MA) - Delegado de Polícia (2017)
Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC-MA) - Delegado de Polícia (2017)
O corpo de um homem jovem foi encontrado à margem de um lago.
Havia três dias que ele era procurado pelos bombeiros, desde que o bote em que estava com um amigo foi a pique durante uma pescaria.
Conforme relatado à autoridade policial, o suposto amigo conseguiu nadar e se salvar.
Durante a investigação do fato, surgiram rumores de que teria ocorrido uma briga a bordo, e que um dos indivíduos teria golpeado a cabeça do outro com um remo, momentos antes do naufrágio.
Assim, duas hipóteses foram aventadas pela autoridade policial: A - Naufrágio e morte por afogamento; B - morte por traumatismo craniencefálico decorrente de ação de instrumento contundente, com posterior lançamento do corpo à água para simular afogamento.
Realizado o exame necroscópico, o laudo do perito médico-legista afastou a hipótese de morte por traumatismo craniencefálico e concluiu pela hipótese de naufrágio seguido de morte por afogamento em razão dos vestígios encontrados, os quais, além de corroborarem essa hipótese, também compatibilizaram-se com o fato de o cadáver ter permanecido submerso em água por três dias.
Disserte a respeito dos principais vestígios que se espera tenham sido encontrados pelo perito médico-legista durante o exame necroscópico para esclarecer a causa e as circunstâncias da morte na situação hipotética acima descrita.
Ao elaborar seu texto, identifique: 1 - Quatro vestígios — externos e(ou) internos — sugestivos de morte por afogamento em apreço; (10,0 Pontos) 2 - Quatro vestígios — externos e(ou) internos — esperados em um cadáver submerso em água por três dias, independentemente da causa da morte.
(4,25 Pontos)
