Questões de IF-SUL

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Sobre a campanha publicitária produzida pela Federação Nacional de Educação e Inclusão dos Surdos (FENEIS) são feitas as seguintes afirmações:
I- O uso do adjetivo "total" produz o sentido de que a inclusão ainda é incompleta. II – A expressão “com a língua de sinais” indica o modo como “uma inclusão total” será conquistada. III – O uso do termo “quando” indica uma condição para que uma “inclusão total com a língua de sinais” seja possível.
São corretas as afirmações feitas em:
  • A Todas
  • B I e II
  • C I e III
  • D II e III

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Disponível em: http://cdn.atividadesparaprofessores.com.br/uploads/preconceito.jpeg Acesso em: 30.10.18

Para a produção de sua crítica, o cartunista faz uso de diferentes recursos, EXCETO o(a):

  • A analogia estabelecida entre preconceito e doença.
  • B uso de palavras de um mesmo campo semântico.
  • C disposição das falas ao longo dos quadrinhos.
  • D ausência de identificação dos personagens.

O texto Autismo faz parte da matéria “O lado bom das coisas ruins”, a qual apresenta aspectos positivos relacionados a síndromes, doenças e comportamentos considerados negativos. No texto em questão, Marcos Horta, retoma certos aspectos da vida de Wittgenstein para defender esse posicionamento. Assinale a alternativa na qual há um argumento presente no texto para sustentar o ponto de vista defendido pelo autor:

  • A “Estudou com tutores particulares em sua casa, em Viena, até os 14 anos.”
  • B “Quando veem uma coisa, apreendem o detalhe para então sistematizar como funciona o geral.”
  • C “Portadores da síndrome de Asperger também têm dificuldade em aceitar e adotar regras sociais.”
  • D “Lutava com seus pensamentos e volta e meia caía em silêncios que nenhum estudante ousava interromper.

Conforme o ponto de vista do entrevistado, a compreensão do termo “liberdade”, abarca:

  • A a busca pelo reconhecimento público por meio das redes sociais.
  • B a valorização da cultura produzida pelos negros no contexto nacional.
  • C a busca de um viés artístico pautado na continuidade dos artistas que o precederam.
  • D a necessidade de se fazer aceito e compreendido pelo público a quem suas canções se destinam.

Releia o primeiro parágrafo do texto, reproduzido abaixo:
"Ludwig Wittgenstein, gênio da filosofia, começou a falar só aos 4 anos. Estudou com tutores particulares em sua casa, em Viena, até os 14 anos. Sem conseguir passar no vestibulinho do colegial, foi parar em 1903 na escola técnica de Linz (a mesma de Adolf Hitler, de quem não foi colega, pois o futuro ditador estava dois anos atrasado nos estudos). Mas ele simplesmente não se interessava pelos colegas. A solidão e a dislexia fizeram dele um perfeito alvo de bullying. “Nunca consegui expressar metade do que queria. Na verdade, não mais que um décimo”, contou em suas memórias."
Nesse trecho, os termos em destaque constituem recursos anafóricos, utilizados para retomar palavras ou expressões anteriores. Assinale a alternativa que NÃO indica um recurso anafórico utilizado para fazer referência a Ludwig Wittgenstein:

  • A de quem
  • B ele
  • C dele
  • D suas