Questões de UNIFAP

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A partir da leitura do texto, infere-se que a autora defende:
  • A Categoricamente, que apenas o dia do índio deva ser comemorado no Brasil.
  • B O respeito por todos aqueles que contribuíram para a formação da nação brasileira, independente de formação étnica ou cultural.
  • C De forma majoritária, que apenas alguns são reconhecidos no Brasil como responsáveis pela constituição da nação.
  • D Que apenas no Brasil todos são iguais.
  • E No Brasil, o dia do índio é respeitado apenas por força de lei.
No 4º parágrafo, no primeiro período, Lya Luft apresenta seu posicionamento quanto à comemoração de datas culturais: “E gostaria que não só pequenas comunidades em cidades grandes ou no interior comemorassem a cultura de determinados grupos, mas que isso fizesse parte da agenda oficial". Sobre esse posicionamento, é CORRETO afirmar que a autora:
  • A Destaca que o Brasil somente poderá ser considerado um país que valoriza suas culturas, no momento em que, oficialmente, instituir datas precisas em seu calendário.
  • B Não aprecia as culturas locais em detrimento de uma cultura nacional instituída oficialmente.
  • C Propõe que as comemorações, sejam elas de macro ou micro representação, devem ser comemoradas nacionalmente.
  • D Estabelece que apenas a cultura nordestina não é privilegiada.
  • E Impõe que apenas a cultura do sudeste seja incluída no calendário nacional.
A partir da leitura do texto e de suas configurações estilísticas, composicional e temática, é possível afirmar que ele pertence ao gênero discursivo:
  • A Memorial, uma vez que a autora relembra fatos que marcam sua vida a partir da chegada de seus antepassados ao Brasil para constituição da nação e da cultura brasileira.
  • B Carta manifesto, cujo objetivo é apresentar um ponto de vista a partir de reivindicações precisas sobre uma temática coletiva neste caso, a respeito do papel da cultura na formação de um povo.
  • C Notícia, na qual autora busca apresentar ao leitor, a partir de informações precisas e exaustivas, detalhes da formação do povo brasileiro.
  • D Comentário jornalístico, pois apresenta a opinião de um jornalista a respeito de uma temática central abordada pela revista.
  • E Artigo de opinião, no qual se busca convencer o outro sobre determinada ideia, influenciando-o e transformando seus valores por meio da argumentação a favor de uma posição, e de refutação de possíveis opiniões divergentes.
Com relação aos aspectos semântico-lexicais e a progressão textual, analise o excerto seguinte: “A gente quer a sensação não apenas de ser brasileiro, amar este país complicado, e lutar por ele, mas de ter isso reconhecido de uma forma mais clara e melhor". Assim, é possível afirmar que:
  • A O pronome ele foi utilizado como elemento de retomada a partir do processo textual de referenciação de anáfora indireta.
  • B Tem-se um caso de introdução de novo referente textual, uma vez que o pronome ele introduz, na superfície textual, um referente ainda não ativado.
  • C O pronome ele foi utilizado como anafórico associativo, pois introduz um referente novo (Brasil) por meio da exploração de relações metonímicas.
  • D Embora “ele" seja um pronome do caso reto, de acordo com a Gramática Normativa Brasileira, no fragmento acima foi utilizado como pronome relativo.
  • E O pronome isto foi introduzido como estratégia textual de referenciação anafórica associativa.
No excerto: “Pois todos merecem, todos contribuem igualmente, todos à sua maneira foram sacrificados, às vezes vilipendiados, não entendidos". (4º parágrafo). A palavra em destaque pode ser substituída sem prejuízo de sentido por:
  • A Desacreditados.
  • B Homenageados.
  • C Reconhecidos.
  • D Corrompidos.
  • E Considerados.