Questões de Técnicas Administrativas

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A identidade organizacional é formada por diretrizes que são fundamentais para o planejamento estratégico de qualquer organização. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Diretrizes organizacionais: são as regras gerais. Diretrizes genéricas: são os acordos realizados entre funcionário e a organização, públicas ou privadas.
  • B Diretrizes organizacionais: a missão, a visão e os valores. Diretrizes genéricas: leis, normas políticas, protocolos, acordos, regimentos que orientam a vida das organizações, públicas ou privadas.
  • C Diretrizes organizacionais: são os valores que são repassados para os funcionários. Diretrizes genéricas: leis e normas políticas da vida organizacional, tanto públicas quanto privadas.
  • D Diretrizes organizacionais: a missão e a visão. Diretrizes genéricas: normas políticas, acordos, regulamentos que orientam a vida das organizações, tanto públicas quanto privadas.

As relações Interpessoais são importantes para o sucesso do trabalho em grupo e em equipe. Dentro desse contexto surge a inteligência emocional. São variáveis da inteligência emocional, EXCETO:

  • A Automotivação.
  • B Resignação.
  • C Autocontrole.
  • D Empatia.

No tocante às relações interpessoais, julgue os itens que seguem.

I- Para ser bem-sucedido e agir como um líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais e ao trabalho em equipe.
II- As relações interpessoais influenciam um grupo e podem afetar um ambiente e o clima organizacional, podendo gerar um ambiente agradável e estimulante, mas também desagradável e aversivo.
III- A presença de acordos e de expectativas explícitas e claras favorece a existência de boas relações interpessoais.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Todos os itens estão certos.

Em relação ao atendimento ao público nas organizações, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O atendimento de excelência é aquele em que as expectativas do cliente são atendidas.
  • B Para ser de excelência, o atendimento precisa ser eficiente (célere, com uso racional de recursos) e eficaz (resolução da demanda) gerando, assim, impacto na imagem da instituição.
  • C O atendimento ao público, para ser de excelência, depende unicamente das competências técnicas e interpessoais do atendente.
  • D Ao tratar mal um usuário, o atendente prejudica sua própria imagem profissional, mas não afeta a imagem institucional.

A inteligência emocional é importante para auxiliar no estabelecimento de boas relações de trabalho e no próprio desenvolvimento do trabalho. São fatores presentes no conceito de inteligência emocional, EXCETO:

  • A Autocontrole.
  • B Automotivação.
  • C Projeção.
  • D Empatia.