Questões de Tecnologia Educacional

Limpar Busca

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Considerando a charge, acima, deduz-se que: 
  • A As tecnologias sem ações pedagógicas inovadoras, sem as devidas mediações, não surtem efeitos.
  • B Inserir ferramentas tecnológicas nas instituições escolares é uma tarefa árdua, um desafio e em muitas situações pode ser, inicialmente, uma tragédia
  • C A integração dos recursos tecnológicos no contexto escolar deve produzir mudanças significativas na realidade das escolas.
  • D O uso de Tic’s no ensino da Língua Portuguesa se torna tão necessário quanto em qualquer outra disciplina. O uso de tais mecanismos quando bem orientado e empregado traz contribuições significativas para o processo de ensino/ aprendizagem
  • E Assim, a inserção de tecnologias em sala de aula não se refere apenas ao uso de Tic’s demasiadamente inovadoras ou específicas para a disciplina, mas se trata também de reinventar, adaptar-se à realidade escolar que necessita ser transformada.

Sobre o tema Dimensões de educar com, sobre, para e através dos meios, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. A mídia-educação pode funcionar como instrumento cultural e educativo, tanto no sentido da formação prático-reflexiva dos profissionais da comunicação como na formação e capacitação de educadores. II. A formação de professores sintonizados com as novas linguagens das mídias deve corresponder à formação de comunicadores sintonizados com as funções educacionais das mídias e sua responsabilidade social. III. Da mesma forma que o espaço escolar precisa trabalhar com as mídias, é imprescindível que os espaços midiáticos pensem nos objetivos educativos. IV. A formação de comunicadores e de educadores independe do papel que a mídia-educação desempenha como instrumento cultural e educativo.

  • A Apenas as assertivas I, II e III são corretas.
  • B Apenas as assertivas II e III são corretas.
  • C Apenas as assertivas I e IV são corretas.
  • D Apenas as assertivas II, III e IV são corretas.
  • E As assertivas I, II, III e IV são corretas.

Sobre o tema Dimensões de educar com, sobre, para e através dos meios, verifique as assertivas e assinale a correta.

I. Grande parte do ensino ocorre através das mídias, que são usadas de forma instrumental para desenvolver conteúdos e habilidades sem questionamentos, e isso demanda um ensino sobre as mídias de caráter reflexivo. II. Ensinar sobre as mídias envolve o conteúdo e a forma dos textos midiáticos e a reflexão sobre os contextos sociais em que eles são produzidos e consumidos. III. Ao retomar os contextos em que a mídia-educação tem se manifestado (metodológico, crítico e produtivo), seus objetivos dizem respeito a um processo de apropriação crítica e criativa em que se aprende - através das mídias, com ou sobre elas -; as práticas de mídia-educação dizem respeito à sua concepção como objeto de estudo, instrumento de aprendizagem, forma de cultura e postura mídiaeducativa. IV. A mídia-educação pode contribuir para fazer da escola um ponto de virada importante na transformação cultural se desenvolver uma função diferente de seu papel em relação às mídias e assumir outra disponibilidade para com a cultura da comunicação, explorando formas e conteúdos que ainda são vistos apenas como entretenimento. 

  • A Apenas as assertivas II, III e IV são corretas.
  • B As assertivas I, II, III e IV são corretas.
  • C Apenas as assertivas I e III são corretas.
  • D Apenas as assertivas I, II e III são corretas.
  • E Apenas as assertivas I e IV são corretas.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 2022, as Normas sobre Computação na Educação Básica: Complemento à BNCC. O documento concebe a computação para a educação básica formada por três eixos fundamentais, que contêm as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas no Ensino Fundamental.
Sobre um dos eixos, o documento afirma:
No eixo do Mundo Digital, inicia-se o conceito de informação: o que é, a sua importância, por que descrevê-la, protegê-la e comunicá-la. Devem aparecer noções de código e de máquina – que pode ser usada para armazenar e processar informação (computador), bem como a relação entre a máquina e o algoritmo (software e hardware).
CNE, Conselho Nacional de Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica: Complemento à BNCC, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 set. 2022.
Assinale a alternativa em que uma habilidade desse eixo, a ser desenvolvida no nível de ensino considerado, está descrita de acordo com o documento citado.

  • A Experimentar as mídias digitais e suas convergências, como a criação de infográficos.
  • B Entender o que são estruturas dinâmicas e sua utilidade para representar informação, como o ensino de algoritmos.
  • C Identificar os componentes básicos de um computador (dispositivos de entrada e saída, processamento e armazenamento), como mouse, teclado e pen drive.
  • D Definir e executar algoritmos que incluem sequências e repetições para realizar uma tarefa, como um robô que deve percorrer determinado caminho para chegar ao seu destino.

Sobre o tema Práticas mídia-educativas como instrumento de aprendizagem e formas de cultura, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. As mídias não só asseguram formas de socialização e transmissão simbólica, mas também participam como elementos importantes da prática sociocultural na construção de significados da inteligibilidade do mundo. II. Apesar das mediações culturais ocorrerem de qualquer maneira, as mediações pedagógicas visam capacitar crianças e professores para uma recepção ativa e a uma produção responsável que auxilie na construção de uma atitude mais crítica em relação ao que assistem, acessam, interagem, produzem e compartilham. III. O campo da educação-comunicação tem se preocupado com as mediações escolares e tem se configurado como um campo teórico-prático muito fértil. IV. A comunicação é imprescindível para a educação, pois toda prática educativa é uma prática também comunicativa, a comunicação faz parte da educação e, neste sentido, não existe educação sem comunicação.

  • A Apenas as assertivas I e IV são corretas.
  • B Apenas as assertivas II e III são corretas.
  • C As assertivas I, II, III e IV são corretas.
  • D Apenas as assertivas I e III são corretas.
  • E Apenas as assertivas II, III e IV são corretas.