Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Garça

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Assinale a alternativa em que as conjunções destacadas nas passagens do primeiro parágrafo - “Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento." e “Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código.” - têm, pela ordem, o substituto adequado e o sentido correto indicado entre parênteses.

  • A No entanto (causa); porém (oposição).
  • B Logo (conclusão); uma vez que (causa).
  • C Entretanto (conclusão); portanto (explicação).
  • D Assim (modo); desde que (condição).
  • E Contanto que (condição); porquanto (causa).

Os diretores de escola de um município do interior paulista realizaram estudos e debates sobre a indisciplina na escola, apoiados em diversos artigos da obra organizada por Julio Groppa Aquino (1996). Todos foram proveitosos, mas o de autoria de Marlene Guirado: Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder foi o que provocou um maior número de questionamentos dos profissionais sobre suas próprias condutas diante dos casos de indisciplina. Isso se deveu à concepção de poder que a autora adota, com base na teoria de Foucault, na qual “poder é relação de forças, isto é, uma dimensão constitutiva de qualquer relação social ou discursiva”. Essa leitura evidenciou que o tema é complexo e exige novos estudos. No entanto, os educadores participantes compreenderam que, segundo Guirado, para Foucault, ao estigmatizar e reprimir, por meio de procedimentos institucionalmente legitimados e/ou legalmente previstos, o poder

  • A tem caráter “disciplinar”, implicando castigo físico.
  • B tem efeitos positivos: elimina desvios de conduta.
  • C marginaliza o autor da ação que foi estigmatizada.
  • D incita as práticas que se quer eliminar ou combater.
  • E é exercido unilateralmente, podendo se enfraquecer.

Na passagem “Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético.”, emprega-se a vírgula pelo mesmo motivo que no seguinte trecho:

  • A É desejável, no processo de desenvolvimento da leitura, que se ofereçam livros com assuntos variados aos jovens leitores.
  • B Os professores precisam entender, com certeza, que as crianças podem chegar a um mesmo resultado por meio de distintas operações.
  • C Trata-se de um livro, vale dizer, que explora a relação das crianças com a leitura e a escrita em um ambiente de aprendizagem lúdico.
  • D O fato é que, muitas vezes, as crianças dedicam-se a tarefas de leitura com tanto empenho que surpreendem seus professores.
  • E É preciso entender o desenvolvimento cognitivo das crianças, que fazem operações muito mais complexas do que pensamos.

Na passagem - “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? - as perguntas indicam que

  • A o entendimento do texto pode ser realizado, mesmo sem um contexto de letramento.
  • B a falta de alguns elementos textuais não deve impedir que o exemplo seja usado na escola.
  • C a característica fundamental de um texto não está atrelada a um contexto de letramento.
  • D o exemplo não pode ser considerado texto, porque lhe falta um contexto de letramento.
  • E o exemplo mostra que um texto serve tanto à alfabetização quanto ao letramento.

Leia as frases:
• A criança precisa aprender o código sabendo _______ que ele se destina. • Não basta que a criança obedeça_______ tecnologia da escrita: ela só tem sentido para ser usada. • Magda Soares refere-se ________ Pierre Bourdieu como seu grande guru.
De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A a ..,.à . .. à
  • B à. .. a .... à
  • C a .... à .... a
  • D à. .. à.... a
  • E a .... a .... à