Questões da Prova do Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) - Vestibular - FEPESE (2019)

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Assinale a alternativa correta, em relação ao 3º parágrafo do texto 1.

  • A Em “Isso implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais […]”, o pronome “Isso” tem função coesiva e faz referência direta a “sociedade de risco”.
  • B Na frase interrogativa direta “E como se relaciona educação ambiental com a cidadania?”, o vocábulo “como” apresenta um valor circunstancial de conformidade.
  • C Em “Cidadania tem a ver com a identidade” e “forma cidadãos com consciência local e planetária”, o vocábulo sublinhado apresenta o mesmo valor semântico nas duas ocorrências: introduz uma circunstância de modo
  • D O segmento sublinhado em “as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação” funciona como um complemento nominal sintaticamente complexo, sendo que cada substantivo também complementa o antecedente imediato.
  • E Em “A educação ambiental como formação e exercício de cidadania” e “A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem”, o vocábulo sublinhado introduz, respectivamente, uma condição hipotética e uma comparação factual.

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 1.

  • A O texto mescla elementos narrativos e descritivos, o que se evidencia pelo uso do tempo verbal passado e pela alusão a objetos da natureza.
  • B rata-se de um texto de caráter expositivo-argumentativo, que apresenta ideias baseadas em posicionamentos de autoridade, a exemplo da menção a Leff (2001) e a Beck (1992).
  • C Trata-se de um texto injuntivo, que prescreve orientações e atitudes morais a serem adotadas pelo leitores, o que se evidencia pelo uso de verbos no imperativo.
  • D O texto é um artigo de opinião, que descreve a visão do autor sobre questões de desmatamento e apela para uma conscientização acerca da destruição das florestas.
  • E O texto apresenta argumentos genéricos e baseados no senso comum, o que se evidencia pelo uso de construções populares, como “sociedade de risco”.

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 1.

  • A Em “Os riscos atuais caracterizam-se por ter consequências, em geral de alta gravidade […]” (2° parágrafo), o pronome “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.
  • B Em “A reflexão sobre as práticas sociais […] envolve uma articulação” (1° parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia estar no plural, pois a concordância verbal é facultativa nesse caso.
  • C As expressões “perspectiva interdisciplinar” (1° parágrafo), “inter-relação dos saberes” (2° parágrafo) e “perspectiva integradora” (3° parágrafo) convergem entre si, mas contradizem a ideia de interação entre sociedade e natureza.
  • D Em “mas também diretamente afetado pelos riscos ambientais e seus danos” (2° parágrafo), o conector introduz uma relação semântica de adversidade.
  • E Em “reverter suas causas sem que ocorra uma mudança” (1° parágrafo), a locução “sem que” equivale semanticamente a “antes que”.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto 1.

( ) O autor propõe que a reflexão sobre o meio ambiente deve se pautar em uma perspectiva interdisciplinar que contemple a educação ambiental e a relação entre o meio natural e o social.
( ) O texto defende um novo perfil de desenvolvimento sustentável que tensione os valores e comportamentos centrados na dinâmica econômica do desenvolvimento.
( ) Para se produzir uma nova racionalidade sobre o meio ambiente é preciso manter um pensamento linear e lógico, de forma a se identificar e compreender as causas efetivas do desequilíbrio ambiental.
( ) A educação ambiental pouco contribui para a resolução dos problemas em uma sociedade de risco, pois ela carece de uma orientação pragmática e emergencial.
( ) A compreensão dos riscos socioambientais exige uma perspectiva plural e ampliada, que seja capaz de avaliar seus efeitos em diferentes esferas, como a química, a nuclear e a genética.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,

  • A V–V–F–F–V
  • B V–F–V–V–V
  • C V–F–F–V–V
  • D F–V–V–F–F
  • E F–V–F–V–F

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 2.

  • A O texto reproduz um diálogo informal, que transcorre livremente e de forma fluida.
  • B O texto revela a impossibilidade de uma gestão sustentável pelas empresas devido ao seu modo de funcionamento competitivo e mercadológico.
  • C A criação da responsabilidade social empresarial foi uma iniciativa do governo brasileiro, tendo efeito coercitivo sobre o funcionamento do mundo dos negócios.
  • D O entrevistado apresenta uma linguagem objetiva e neutra, sem expressar opinião pessoal ou subjetiva sobre o tema.
  • E Trata-se de um texto de caráter dialógico, com a finalidade discursiva de informar o leitor sobre a visão de um especialista a respeito da sustentabilidade.