Questões da Prova do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul - Advogado - Quadrix (2019)

Limpar Busca

Depreende‐se da leitura do texto que

  • A a saúde bucal afeta mais a nutrição que a nutrição, a saúde bucal.
  • B os carboidratos são menos prejudiciais à saúde bucal que a gordura.
  • C a deficiência no crescimento mandibular dificulta a absorção de vitaminas e minerais.
  • D o consumo de carboidratos era baixo entre os membros da nação indígena esquimó do Alasca.
  • E a eficiência do chá preto no combate à cárie está condicionada à quantidade de flúor adicionada à água de infusão.

O objetivo do texto é

  • A narrar fatos associados a descobertas científicas acerca da saúde bucal ao longo dos séculos.
  • B descrever as metodologias empregadas nos estudos científicos a respeito da cárie dentária.
  • C informar o público leitor a respeito da relação existente entre nutrição e saúde bucal.
  • D divulgar a importância das recomendações da OMS na área da saúde bucal.
  • E criticar os costumes alimentares da sociedade ocidental contemporânea.

Assinale a alternativa correta no que se refere a aspectos linguísticos do texto.

  • A O emprego do acento indicativo de crase em “à conservação da saúde” (linha 5) justifica‐se pela regência da forma verbal “correlacionam” (linha 4) e pela anteposição de artigo definido ao substantivo “conservação”.
  • B O vocábulo “como” (linha 8) introduz segmento com sentido comparativo.
  • C O trecho “dada a verificação de baixa incidência de cáries nessa população” (linhas 21 e 22) expressa circunstância de consequência em relação ao segmento anterior.
  • D Em “Indica‐se” (linha 24), a partícula “se” funciona como índice de indeterminação do sujeito da oração.
  • E Na linha 30, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “pode” estivesse flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com a totalidade expressa em “de ácido fólico, vitamina C e cálcio”.

São acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos

  • A “tríade”, “área” e “saúde”.
  • B “flúor”, “açúcar” e “caseína”.
  • C “está”, “além” e “chá”.
  • D “período”, “fósforo” e “flúor”.
  • E “saúde”, “inuítes” e “glicoproteínas”.

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso se substituísse

  • A “está correlacionada” (linha 6) por correlacionaria‐se, desde que se substituísse, também, “é” (linha 7) por seria.
  • B “Assim” (linha 9) por De modo que.
  • C “pode levar à” (linha 13) por é possível provocar.
  • D “corrobora” (linha 20) por ratifica.
  • E “de que” (linha 20) por da qual.