Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste - MG) - Tecnólogo - FCM (2016)

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NÃO se constitui uma estratégia argumentativa utilizada no texto 1:
  • A ironia
  • B contraste
  • C exemplificação
  • D dados numéricos
  • E pergunta retórica

A noção semântica, demarcada por advérbio – grifado nas sentenças a seguir – só NÃO incide sobre um termo nominal em:

  • A Nesse quadro, pensar criticamente é árduo.
  • B (...) e a aceitar alianças duvidosas e supostamente "necessárias".
  • C Havia a exploração econômica, com repressão eventualmente brutal das reivindicações dos trabalhadores (sem contar as guerras imperialistas).
  • D Não éramos totalmente ingênuos. Reconhecíamos os horrores do dito "socialismo real" e percebíamos que ele substituíra uma classe dominante por outra.
  • E No Brasil, o debate eleitoral em curso poderia também servir para mostrar que nosso senso comum compartilhado é, no caso, uma espécie de razoabilidade, resignada a evitar temas excessivamente conflitivos (...).
Em relação às escolhas feitas pelo autor, a linguagem predominante, no texto 3, caracteriza-se como
  • A imparcial.
  • B impessoal.
  • C pessoal e parcial.
  • D pessoal e imparcial.
  • E impessoal e parcial.

O dito popular “É o feitiço que enfeitiça o feiticeiro.” foi utilizado em um contexto específico do texto 3 e esse dito está denotativamente explicitado em:

  • A Conclusão: a subcultura hedonista da fofoca é o novo ópio do povo.
  • B Ou seja, progressivamente, todo o mundo pensa as mesmas trivialidades.
  • C A ditadura do proletariado não tinha por que ser melhor do que a ditadura da burguesia; talvez, aliás, ela fosse pior. Nosso sonho era outro: uma sociedade sem classes.
  • D Concordo (um pouco) com essa visão apocalíptica da cultura dominante. Mas discordo da ideia de que a subcultura da fofoca seja a invenção vitoriosa de uma classe específica.
  • E Quando a mídia é de massa, não há mais diferença entre manipuladores e manipulados, pois os próprios manipuladores, expostos à mídia, são manipulados por suas produções.

Considere as assertivas:

I. O exemplo de uso de câmeras/celulares para registrar o eclipse (texto 1) extrapola o exemplo de compartilhamento do trivial por meio das mídias (texto 3).

II. O ato de gravar a vida, em vez de vivê-la (texto 1) corresponde ao uso generalizado do senso comum (texto 3).

III. A crítica ao uso indiscriminado de tecnologias (texto 1) confronta a perspectiva sobre compartilhamento de informações (texto 3).

IV. A ideia presente no trecho: “Celebramos os momentos significativos das nossas vidas e queremos dividi-los com as pessoas próximas. Mas a maioria do que é registrado não é significativo ou dividido com pessoas próximas.” (texto 1) equivale à ideia presente em: “Mundo afora, é cada vez mais difícil dizer algo que não faça parte de um senso comum que é feito de referências, ideias e, sobretudo, maneiras de pensar compartilhadas graças ao uso generalizado da mesma mídia.” (texto 3)

Estão corretas as assertivas

  • A I, II.
  • B I, III.
  • C II, IV.
  • D I, II,III.
  • E II, III, IV.