Questões da Prova do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPE-SC) - Analista Jurídico - FEPESE (2014)

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Identifque abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 1.
( ) A primeira frase do texto 1 pode ser assim reescrita, sem prejuízo de sentido ou gramatical: “Formação do Brasil no Atlântico Sul” – o leitor, que leu a capa do livro, deve estar curioso com o subtítulo.
( ) Nas expressões sublinhadas no texto “colonização portuguesa”, “produção escravista”, “reprodução de escravos” e “exploração colonial” (segundo parágrafo), a primeira palavra corresponde à classe dos substantivos, sendo acompanhada por outra palavra ou expressão com valor de adjetivo.
( ) O verbo querer, expresso pela forma verbal “quer” (sublinhada no primeiro e no segundo parágrafo), tem, nas duas ocorrências, o signifcado de desejar.
( ) Os vocábulos sublinhados no texto “que” (primeiro parágrafo), “cuja” (segundo parágrafo) e “onde” (terceiro parágrafo) são pronomes relativos.
( ) O pronome oblíquo “nos” e o possessivo “nossa”, que aparecem no terceiro parágrafo, têm como referência específca o autor e os leitores do seu livro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • F • F
  • B V • F • V • F • F
  • C F • V • V • V • V
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • F • V • V

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 1.

  • A O texto é escrito proeminentemente em primeira pessoa do singular, fato que sintaticamente revela envolvimento valorativo e emocional do autor em relação ao tema.
  • B O texto apresenta um posicionamento neutro do autor em relação ao tema central, que aborda a expansão global do império português.
  • C Trata-se de um texto de caráter argumentativo que propõe a ideia de que a relação entre Brasil e Angola, estabelecida no período colonial, ainda se mantém viva.
  • D No primeiro parágrafo, o autor faz uma pergunta retórica com fins de enfatizar seu ponto de vista, sem que uma resposta seja esboçada no texto.
  • E O autor faz uma crítica à forma conservadora de escrita da história das colônias, que tem se pautado em análise de documentos portugueses e de coloquialismos.

Assinale a alternativa correta, considerando o texto 1.

  • A No segundo parágrafo, o vocábulo “Ora” tem valor temporal e remete ao momento em que o livro mencionado no texto foi escrito.
  • B No segundo parágrafo, o sinal de dois pontos é usado na segunda e na terceira frase para anunciar um esclarecimento ou detalhamento do que foi dito antes.
  • C Em “Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta” (segundo parágrafo), o vocábulo “mas” funciona como um articulador que contrapõe enunciados com orientações argumentativas contrárias.
  • D No terceiro parágrafo, a expressão “A propósito do” pode ser substituída por “À cerca do”, sem prejuízo de sentido e sem ferir a norma culta da língua.
  • E No terceiro parágrafo, em “[…] da documentação ultramarina onde estão registrados os contatos entre as culturas que nos formaram […]”, a locução verbal sublinhada poderia estar no singular, concordando com o local do registro.

Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 1.
( ) Em “Nossa história colonial não se confunde com a continuidade do nosso território colonial” o autor estabelece uma distinção entre tempo e espaço coloniais.
( ) A construção “[…] o país aparece no prolongamento da Europa” se refere à forma como o Brasil tem sido comumente estudado em relação à história colonial.
( ) Depreende-se que a escravidão, base da colonização portuguesa, possibilitou a emergência de um sistema socioeconômico com duas faces interligadas, uma no Brasil e outra em Angola.
( ) Segundo o texto, a história do Brasil tem início no século XVIII, baseada em um sistema econômico lusófono e aterritorial.
( ) Para o autor, não é possível ter acesso à tradição oral, pois ela se perde no tempo devido à falta de registro escrito.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

  • A F • F • V • V • F
  • B F • V • F • V • V
  • C V • F • V • F • V
  • D V • V • F • F • V
  • E V • V • V • F • F

Considere o trecho abaixo retirado do texto 1.

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.
Assinale a alternativa correta.

  • A A construção “Formação do Brasil no Atlântico Sul” é o título de um livro cujo subtítulo deve ser depreendido do texto prefacial.
  • B A construção “paradoxo histórico” faz menção à ideia contraditória de que o Brasil teria se formado fora do Brasil.
  • C O sinal de dois pontos, em ambos os casos, é usado para introduzir um exemplo ilustrativo do conteúdo expresso nos respectivos enunciados precedentes.
  • D Há um deslize de pontuação no texto, pois deveria haver uma vírgula depois da palavra “que”, de forma a isolar a pergunta em: “Quer dizer então que, o Brasil […]?”.
  • E Em “o leitor que bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo”, o uso dos tempos verbais pretérito perfeito e futuro do presente em um mesmo enunciado está em desacordo com as regras de emprego dos tempos verbais.