Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03 e 15.
- A segundo a qual – cuja
- B a qual – cuja a
- C da qual – cujos
- D perante a qual – que a
- E sobre a qual – onde a
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03 e 15.
Das alternativas a seguir, assinale a que NÃO pode completar a lacuna pontilhada da linha 42, pois acarretaria erro de concordância ou incoerência.
Considere as seguintes informações sobre o texto lido:
I. O estudioso do assunto apresenta uma espécie de perfil do jovem brasileiro envolvido em violência: os jovens que cometem assassinatos, tanto quanto os que são assassinados, compõem uma parcela populacional com poucos anos de estudo.
II. Quanto maior o tempo de permanência na escola, ainda segundo o estudioso, mais se reduz a possibilidade de um jovem ser assassinado ou virar um assassino.
III. O Brasil realiza investimentos em educação; entretanto, os benefícios pouco alcançam o contingente de população mais pobre e, consequentemente, mais carente de tais recursos.
IV. O pesquisador defende que se ofereça um modelo de educação conservador e rígido a fim de retirar os jovens do caminho das transgressões e crimes.
Quais delas estão de acordo com texto?
As alternativas seguintes trazem propostas de substituição de elementos no texto. Assinale aquela que NÃO pode ser aceita sob pena de prejudicar sintaticamente o segmento em que se encontra.
Considere a seguinte oração, retirada do texto, e o que se afirma sobre ela.
[...] o impulso ao crime não é uma constante na vida do indivíduo [...].
I. Tem sujeito simples e predicado nominal. II. O termo “uma constante” é objeto direto. III. O termo “ao crime” é complemento nominal.
Quais estão corretas?