Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Paracatu - Professor - Educação Básica - COTEC (2022)

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996 é a legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro da Educação Básica ao Ensino Superior. A LDB, ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica se compõe de

  • A Educação Especial, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • B Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Tecnológica.
  • C Educação Inclusiva, Ensino Médio e Educação Tecnológica.
  • D Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • E Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Fundamental.

A condição do processo de ensino requer uma clara e segura compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, deseja entender como as pessoas aprendem e quais as condições que influenciam para esse aprendizado. Sendo assim, Libâneo (1994) ressalta que se pode distinguir a aprendizagem em dois tipos: aprendizagem casual e a aprendizagem organizada. Nessa perspectiva, sobre o contexto enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Aprendizagem casual: quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas com o ambiente em que vivem, ou seja, através da convivência social, observação de objetos e acontecimentos.
( ) Aprendizagem organizada: tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades e normas de convivência social, geralmente é conduzida pela escola, que é uma organização intencional, planejada e sistemática.
( ) Aprendizagem casual: é a aprendizagem organizada e específica conduzida pela escola, favorecendo um conhecimento a partir das circunstâncias vivenciadas pelos educandos.
( ) Aprendizagem organizada: é a aprendizagem espontânea que nasce naturalmente nas relações com o ambiente e as pessoas, surgindo a partir da convivência social.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, F, V.
  • E V, V, V, V.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura na escola tem sido, fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que possa constituir também objeto de aprendizagem, é necessário que faça sentido para o aluno. A respeito da leitura e escrita no espaço escolar, segundo os PCN, é CORRETO afirmar:
I - O ensino da leitura e da escrita não envolve somente o conhecimento didático acumulado, é importante também as contribuições de outras áreas, como a psicologia da aprendizagem, a psicologia cultural e as ciências da linguagem.
II - A leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento: a escrita transforma a leitura e a leitura influencia a escrita.
III - A leitura e a escrita são práticas totalmente independentes uma da outra, pois a relação que se estabelece entre o leitor e o escritor é mecânica, na perspectiva da alfabetização e do letramento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).  

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, apenas.

Freire (1974), em “Pedagogia do Oprimido”, propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre o professor, o estudante e a sociedade. No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I - A afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos.
II - A relação professor-aluno baseia-se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
III - A teoria freiriana aponta o diálogo como uma postura necessária à relação professor-aluno e ao processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).  

  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E III, apenas.

O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, as metas e os métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe. Em relação à construção desse PPP, atribua V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um documento cuja construção deve ser de responsabilidade, exclusivamente, da equipe gestora da escola.
( ) É um documento idêntico aos relatórios de projetos institucionais desenvolvidos pela equipe da escola.
( ) Esse documento tem elaboração anual obrigatória pela legislação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n.º 9.394/1996).
( ) É um documento que explicita princípios, baseados na autonomia da escola e nas relações de solidariedade entre os sujeitos que constituem o espaço educativo.
( ) Esse documento pode ser elaborado por consultores ou especialistas “terceirizados”, uma vez que o documento é uma obrigação apenas formal.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.

  • A F, F, V, V, V.
  • B F, V, F, V, F.
  • C V, V, V, V, F.
  • D V, F, V, F, V.
  • E F, F, V, V, F.