Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul - Professor de Educação Básica - Ciências Físicas e Biológicas - CONSESP (2018)

Limpar Busca

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física propõem que os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, devam ser abordados pela disciplina dentro de sua especificidade. Os temas transversais propostos pelos PCN’s são:

  • A Ética; Saúde e Bem-Estar; Diversidade; e, Orientação Sexual.
  • B Ética; Violência; Saúde; Diversidade Cultural; Orientação Sexual; e, Trabalho e Consumo.
  • C Ética; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Saúde; Orientação Sexual; e, Trabalho e Consumo.
  • D Ética; Bem-Estar e Lazer; Saúde; Pluralidade Cultural; Violência; e, Trabalho e Consumo.

Os conteúdos a serem trabalhados pelos professores de Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são divididos em três blocos:
I. esportes, jogos, lutas e ginásticas; II. atividades rítmicas e expressivas; e, III. conhecimentos sobre o corpo.
Além disso, os conteúdos dos blocos podem ser organizados nas seguintes categorias:

  • A processual, conceitual e referencial.
  • B organizacional, comportamental e social.
  • C cultural, comportamental e atitudinal.
  • D conceitual, procedimental e atitudinal.
A fim de proporcionar cada vez mais a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que o professor deva ser _____________, garantindo as condições de ______________ e fazendo ________________ se necessário.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas.
  • A flexível / segurança / adaptações
  • B antissocial / acesso / mudanças
  • C acolhedor / bem-estar / exclusões
  • D receptivo / exposição / limitações

Aponte a alternativa que compreende um dos critérios de seleção de conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A Aplicabilidade.
  • B Relevância social.
  • C Características do país.
  • D Importância para a escola.

“Transcendência de limites” é o nome dado à sequência de estratégias pela qual os conteúdos da abordagem sejam ensinados, possuindo as seguintes etapas: encenação, problematização, ampliação e reconstrução coletiva do conhecimento.
À qual abordagem da Educação Física escolar o trecho acima faz referência?

  • A Sistêmica.
  • B Saúde renovada.
  • C Construtivista-interacionista.
  • D Crítico-emancipatória.