Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Garça - Diretor de Unidade Escolar - VUNESP (2018)

Limpar Busca

Segundo Haroldo Rocha, entre os fatores que comprometem o avanço nas séries finais do ensino fundamental, estão:

  • A o aumento do número de professores que atendem aos alunos e o abandono da escola por alunos que necessitam trabalhar.
  • B a ausência de articulação entre os conteúdos acadêmicos e o incentivo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
  • C a transição das crianças para a adolescência e a grande influência da internet no dia a dia de alunos de diferentes faixas etárias.
  • D a falta de concentração nos estudos, decorrente da limitação intelectual dos alunos, e o excesso de disciplinas acadêmicas.
  • E a dificuldade de os alunos se adaptarem a novos professores e o descaso dos Estados com a qualidade da educação.

Ao afirmar que – Os professores precisam ser capazes de ler o mundo desses alunos. –, o secretário de Educação entende que

  • A os professores deixaram de ter importância na sala de aula, pois as redes sociais informam corretamente os alunos a respeito de todos os assuntos.
  • B a rapidez das mudanças caracteriza o mundo atual, e os docentes devem atentar para essas mudanças a fim de estabelecer um diálogo produtivo com os educandos.
  • C os cursos de capacitação não surtem o efeito esperado, pois são poucos os educadores que têm condições de participar desses eventos.
  • D a ausência de estudos pedagógicos que discutam como deve ser a formação dos futuros professores é um entrave no processo educacional.
  • E as disciplinas devem priorizar o conhecimento dos fatos passados, pois é esse caminho que levará os alunos a compreenderem o mundo atual.

Considere a frase.
Desenvolver competências socioemocionais significa empregar metodologia para que as crianças aprendam a administrar suas emoções, trabalhar em equipe e ser resilientes.
Sem que haja alteração de sentido, os termos destacados podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:

  • A esforços; entender; entusiasmadas.
  • B regras; conter; confiantes.
  • C estratégias; subestimar; arrojadas.
  • D dinamismo; depender de; extrovertidas.
  • E técnicas; lidar com; flexíveis.

No mundo atual, há profissões de que não _________mais, e há outras com que nem ___________.


Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A necessitamos … sonhamos
  • B praticamos … acreditamos
  • C valorizamos … supomos
  • D dependemos … pensamos
  • E aceitamos … conjeturamos

Assinale a alternativa em que o pronome, indicado entre parênteses, substitui corretamente a expressão destacada e está adequadamente colocado na frase.

  • A As escolas normalmente não praticam uma metodologia bem articulada. (praticam-na)
  • B É imprescindível pensar como envolver o jovem com a escola. (envolver-lhe)
  • C Muitos alunos desistem dos estudos, visto que consideram a escola monótona. (consideram-na)
  • D Recentemente as escolas introduziram o líder de turma. (lhe introduziram)
  • E A aprendizagem eficiente exige foco e concentração. (exige-os)