Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Garça - Professor - Educação Básica - VUNESP (2018)

Limpar Busca

No plano da linguagem verbal, concorre para o efeito de humor da tira o emprego

  • A do verbo “precisar”, definindo o estudo como obrigação.
  • B do substantivo "mercado”, que possui dois sentidos diferentes.
  • C do adjetivo “superpreparado”, indicando o entusiasmo das personagens.
  • D da expressão “olhos fechados”, que indica a busca por surpresas.
  • E do substantivo “corredor”, empregado com sentido impreciso.

Nas passagens do primeiro e do último quadrinho - “para se preparar para o mercado” e “Vou de olhos fechados pro [para o] corredor de chocotone” -, os termos destacados expressam, respectivamente, relações de sentido de

  • A direção e direção
  • B finalidade e causa.
  • C finalidade e finalidade.
  • D finalidade e direção.
  • E direção e causa.

De acordo com Magda Soares, o domínio da linguagem é uma forma de

  • A cisão da ordem social.
  • B manutenção das diferenças.
  • C garantia dos direitos sociais.
  • D esteio da discriminação.
  • E retração do poder na sociedade.

Quando a autora se refere ao letramento, fica claro que ele

  • A equivale à noção de alfabetização, considerando-se que esta também dá ênfase aos usos sociais da linguagem.
  • B se assemelha à alfabetização, porque também é uma prática de linguagem que tem foco na oralidade.
  • C se configura como uma tecnologia que deve ser aprendida, independentemente dos usos que dela se fazem.
  • D se distancia do conceito de alfabetização, já que as operações cognitivas não importam para o seu domínio.
  • E se fundamenta em práticas de linguagem significativas, não se confundindo com a alfabetização.

Leia as passagens do texto:
• O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. • Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar... • É importante aprender a escrever, [...] aprender as convenções da escrita. • ... só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências...
As expressões em destaque reportam, correta e respectivamente, aos sentidos de:

  • A mentor; se restringia; os acordos; concluir.
  • B ídolo; se baseava; as regras; imaginar.
  • C mestre; se limitava; as possibilidades; sintetizar.
  • D símbolo; se concentrava; os usos; deduzir.
  • E fã; se reportava; as normas; argumentar.