Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Garça - Professor - Educação Básica - VUNESP (2018)

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De acordo com Magda Soares, o domínio da linguagem é uma forma de

  • A cisão da ordem social.
  • B manutenção das diferenças.
  • C garantia dos direitos sociais.
  • D esteio da discriminação.
  • E retração do poder na sociedade.

Quando a autora se refere ao letramento, fica claro que ele

  • A equivale à noção de alfabetização, considerando-se que esta também dá ênfase aos usos sociais da linguagem.
  • B se assemelha à alfabetização, porque também é uma prática de linguagem que tem foco na oralidade.
  • C se configura como uma tecnologia que deve ser aprendida, independentemente dos usos que dela se fazem.
  • D se distancia do conceito de alfabetização, já que as operações cognitivas não importam para o seu domínio.
  • E se fundamenta em práticas de linguagem significativas, não se confundindo com a alfabetização.

Leia as passagens do texto:
• O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. • Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar... • É importante aprender a escrever, [...] aprender as convenções da escrita. • ... só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências...
As expressões em destaque reportam, correta e respectivamente, aos sentidos de:

  • A mentor; se restringia; os acordos; concluir.
  • B ídolo; se baseava; as regras; imaginar.
  • C mestre; se limitava; as possibilidades; sintetizar.
  • D símbolo; se concentrava; os usos; deduzir.
  • E fã; se reportava; as normas; argumentar.

Na passagem - “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? - as perguntas indicam que

  • A o entendimento do texto pode ser realizado, mesmo sem um contexto de letramento.
  • B a falta de alguns elementos textuais não deve impedir que o exemplo seja usado na escola.
  • C a característica fundamental de um texto não está atrelada a um contexto de letramento.
  • D o exemplo não pode ser considerado texto, porque lhe falta um contexto de letramento.
  • E o exemplo mostra que um texto serve tanto à alfabetização quanto ao letramento.

Assinale a alternativa em que as conjunções destacadas nas passagens do primeiro parágrafo - “Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento." e “Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código.” - têm, pela ordem, o substituto adequado e o sentido correto indicado entre parênteses.

  • A No entanto (causa); porém (oposição).
  • B Logo (conclusão); uma vez que (causa).
  • C Entretanto (conclusão); portanto (explicação).
  • D Assim (modo); desde que (condição).
  • E Contanto que (condição); porquanto (causa).