Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Professor - Geografia - AMEOSC (2021)

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Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Publicado no relatório: "Educação: um tesouro a descobrir", eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente. Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa. Ou seja, não somente se preparam para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades.
Disponível em: https://www.erasto.com.br/noticias/pilares-da-educacao-da-unesco (Fragmento)
Para buscar respostas plausíveis aos desafios que essa nova educação impõe, o educador deve organizar-se e delinear as quatro aprendizagens essenciais:

  • A Aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a ser.
  • B Aprender a compartilhar, aprender a criar, aprender a questionar, aprender a avaliar.
  • C Aprender a escrever, aprender a ler, aprender a fazer, aprender a aplicar.
  • D Aprender a colaborar, aprender a ser, aprender a viver, aprender a conviver.

Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos. Referenciando-se pelo sistema de fusos horários supõe-se que um grupo de pesquisadores embarcam em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 10 horas.
O horário e o dia de chegada dos pesquisadores ao ponto B é:

  • A 17h do dia 05/03.
  • B 5h do dia 04/03.
  • C 21h do dia 04/03.
  • D 9h do dia 04/03.

A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas composições, analisando a interação entre sociedade e natureza. Essa área do conhecimento utiliza, em suas abordagens, uma série de conceitos que são considerados como basilares para a fundamentação de seus estudos. Trata-se das chamadas categorias da Geografia.
A categoria que melhor se aplica à disputa entre milícias evidenciada na reportagem é:

  • A Nação, grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica.
  • B Região, porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante.
  • C Território, porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica é estabelecida.
  • D Paisagem, formas com que a produção do espaço geográfico revela-se diante de nossos olhos.
Muitos novos refugiados
A Síria foi o país que mais gerou refugiados no mundo. Cerca de 824.400 pessoas foram forçadas a fugir dos conflitos que assolam o país. As crises na África subsaariana também levaram a novos deslocamentos. Quase 737.400 pessoas deixaram o Sudão do Sul para escapar de uma crise humanitária que cresceu consideravelmente em 2016. Burundi, Iraque, Nigéria e Eritréia também geraram grande número de refugiados.
(...) Uganda vivenciou um aumento dramático da população de refugiados que saltou de 477.200 no final de 2015 para 940.800 no final de 2016. Esta população era constituída por pessoas vindas principalmente do Sudão do Sul (68%), mas também contava com números significativos de pessoas vindas da República Democrática do Congo, Burundi, Somália e Ruanda. Na verdade, Uganda registrou o maior número de novos refugiados em 2016.
https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/ refugiados/(Fragmento)
Nos últimos anos, foi identificado o maior índice de deslocamento humano, no qual, cerca de 68,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar os seus lares, desses 25,4 milhões são considerados refugiados. A situação abordada decorre principalmente:
  • A Do crescimento da pobreza e da insegurança alimentar, resultante da guerra civil na Síria.
  • B Da disputa imperialista por riquezas minerais, sobretudo, o petróleo existente no Sudão do Sul.
  • C Da escassez de água potável em países do Oriente Médio e regiões adjacentes.
  • D Do fortalecimento de políticas anti-imigratórias e do crescimento da extrema direita isolacionista.

A respeito do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), considera-se que o grupo:

  • A Contesta a grande concentração fundiária ao longo da história do estado de Chiapas, mesmo após uma extensa política de reforma agrária realizada no governo de Lázaro Cárdenas.
  • B É composto por uma minoria indígena, descendentes dos povos maias e camponeses originários da região, possuindo um caráter político-militar.
  • C É uma organização armada mexicana de cunho político-militar que tem no componente étnico um forte elemento de heterogeneidade.
  • D Luta contra a precariedade das condições de vida no país, especificamente no estado de Chiapas, realizando diversas manifestações e atos armados.