Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Publicado no relatório: "Educação: um tesouro a descobrir", eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente. Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa. Ou seja, não somente se preparam para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades.
Disponível em: https://www.erasto.com.br/noticias/pilares-da-educacao-da-unesco (Fragmento)
Para buscar respostas plausíveis aos desafios que essa nova educação impõe, o educador deve organizar-se e delinear as quatro aprendizagens essenciais:
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A Aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a ser.
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B Aprender a compartilhar, aprender a criar, aprender a questionar, aprender a avaliar.
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C Aprender a escrever, aprender a ler, aprender a fazer, aprender a aplicar.
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D Aprender a colaborar, aprender a ser, aprender a viver, aprender a conviver.