Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Marília - Professor - VUNESP (2018)

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De acordo com a história apresentada, entende-se que

  • A o pai do menino se mostra claramente interessado em comercializar com o filho o bom desempenho deste em suas notas da escola.
  • B o filho age dissimuladamente para pedir brinquedos ao pai, declarando-se contrário à comercialização de suas notas da escola.
  • C o pai reconhece, com base no que disse a psicóloga, o erro em comercializar as boas notas do filho, por essa razão não cede à pressão do garoto.
  • D o filho condena declaradamente a tentativa de suborno, quando o pai lhe oferece um patinete para alcançar melhor desempenho em matemática.
  • E o pai supostamente condena a comercialização das notas com o filho, mas termina fazendo um acordo para trocar uma nota por um brinquedo.

Observe as frases do pai:

• O que podemos fazer para melhorar suas notas? (1º quadrinho)

• Que tal o patinete elétrico por um “7” de Matemática? (3º quadrinho) As duas falas representam, correta e respectivamente:

  • A uma indagação e uma sugestão.
  • B uma repreensão e um pedido.
  • C uma indagação e uma repreensão.
  • D uma ironia e uma indagação.
  • E uma advertência e uma ironia.

De acordo com o texto, a oferta de ensino religioso nas escolas públicas é um erro da Constituição Brasileira, considerando-se que

  • A as aulas de diferentes religiões, na ótica da Carta Maior, devem necessariamente ser ministradas com caráter confessional.
  • B as aulas de religião contrariam a ideia de ensino laico, dificultando a harmonização entre ambos os princípios na realidade escolar.
  • C o Estado laico prevê que as aulas de religião sejam organizadas segundo crenças dominantes de uma determinada comunidade.
  • D o poder público está impedido de orientar os sistemas de ensino em relação a qual das religiões deverá ser incorporada ao currículo.
  • E os recursos financeiros abundantes fazem com que o Estado aplique muito em atividades cuja eficiência em sala de aula pode ser questionável.

Ao argumentar em relação ao ensino religioso nas escolas públicas, o editorial deixa claro que

  • A cabe às igrejas ampliar a discussão sobre os ambientes em que darão publicidade às suas doutrinas, sendo a escola um dos espaços privilegiados para se criar uma parceria entre Estado e igrejas.
  • B fica sob a responsabilidade delas a garantia do caráter confessional das aulas, uma vez que as igrejas cada vez mais têm precisado do espaço escolar para divulgar suas doutrinas
  • C cabe a elas fomentar a discussão quanto ao surgimento das principais doutrinas, numa proposta não confessional, ficando sob responsabilidade das igrejas os ensinamentos mais dogmáticos.
  • D fica sob a responsabilidade do Estado a coerção aos abusos quanto à oferta de ensino religioso de caráter confessional nas escolas, uma vez que isso fere os princípios constitucionais.
  • E cabe ao Estado rever o princípio constitucional, alterando-se o caráter desse ensino de facultativo para obrigatório, reconhecendo-se a importância da fé para os indivíduos e a sociedade.

Nas passagens “o modo menos canhestro de harmonizá-los é sacrificando qualquer caráter confessional” (4º parágrafo), “afigura-se mais adequado abraçar um modelo” (5 º parágrafo) e “desvinculado de crenças específicas” (6º parágrafo), os termos em destaque significam, correta e respectivamente:

  • A conturbado; fica; livre.
  • B habilidoso; mostra-se; afastado
  • C eficiente; pretende-se; apartado.
  • D desajeitado; parece; desligado.
  • E prejudicial; surge; desconexo.