Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Professor - Geografia - IDECAN (2017)

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Em sua preposição, o texto apresenta a expressão “paradoxal” ao caracterizar o assunto que será abordado no texto. Em relação ao emprego de tal expressão, pode-se afirmar que
  • A o enunciado construído demonstra uma aposta na legitimidade de uma aparente incoerência.
  • B a oposição entre as palavras “silêncio” e “barulho” está vinculada e determinada pela situação comunicativa em que ela se manifesta.
  • C ocorre uma demonstração de certo receio por parte da autora ao expressar suas ideias conflituosas acerca do silêncio e do barulho.
  • D ao utilizar posteriormente à expressão “paradoxal”, as palavras “silêncio” e “barulho”, a autora demonstra o emprego de uma lógica semântica progressiva.
É fundamental estabelecer com clareza o que se espera da educação formal, definir o papel da escola, suas funções nesses novos tempos, para, consequentemente, elaborar um modelo ético de relação educativa, entendendo-se a ética como uma construção resultante da dialética entre o ideário e a vivência. Não podemos esquecer que existe uma clara distinção entre ética e moral. A moral refere-se à aquisição de bons hábitos e de um conjunto de regras prescritas, consideradas válidas para uma determinada realidade.A ética, por sua vez, diz respeito às proposições fundadoras das condutas humanas, podendo opor-se a regras e aos seus efeitos. Neste contexto, é INCORRETO afirmar que:
  • A A ética, regida por regras sociais, é incorporada pelo indivíduo por meio da educação.
  • B A anterioridade da ética em relação à moral refere-se ao fato de que a primeira é própria da condição humana regida por “leis simbólicas”.
  • C A questão da ética leva-nos a nos interrogarmos sobre os princípios que são de natureza diferente das “necessidades” ou pseudo necessidadesenfatizadas pela moral.
  • D O engajamento ético difere da obediência às regras; ele situa-se em uma vertente que não é a mesma das prescrições, exortações e práticas morais, a ponto de não ter receio de transgredir tais prescrições e práticas.
Em “Quando imposto, vira castigo – recurso, aliás, muito usado em sistemas correcionais [...]” (5º§), é correto afirmar acerca do termo destacado que
  • A seria adequada a sua substituição por “contudo” indicando oposição de ideias.
  • B trata-se de uma conjunção conclusiva introduzindo uma continuação lógica do raciocínio iniciado anteriormente.
  • C a sua omissão compromete a coerência e a coesão textuais de modo a alterar o sentido original do conteúdo textual.
  • D considerando-se o contexto em que foi empregado e o efeito de sentido produzido, sua substituição pela expressão “a propósito” manteria a correção gramatical e semântica.
A educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer Fundamentos da Educação Brasileira,o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A concepção de educação está diretamente relacionada à concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades, adotando determinada tendência pedagógica. A concepção cuja ideia central é a de que por meio da educação o indivíduo acolha e respeite as diferenças, pois sob a aparente diferença há uma mesma humanidade é a concepção:
  • A Crítica.
  • B Pós-crítica.
  • C Sócio-crítica.
  • D Multiculturalista.
Considerando os sentidos do texto anterior, pode-se depreender que
  • A o conceito de silêncio está diretamente relacionado ao exercício efetivo da cidadania.
  • B a negativa de que o silêncio não é condição natural para o homem pode ser anulada através do treinamento.
  • C o aprendizado pleno está sujeito à prática do silêncio ainda que tal prática implique em certo enfraquecimento.
  • D muitas vezes é necessário que o silêncio seja imposto para que o conhecimento seja adquirido e a aprendizagem ocorra de fato.