Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Professor - Língua Portuguesa - AMEOSC (2022)

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Em "Não entendendo POR QUAL MOTIVO sofriam tanto, o rabino prestou mais atenção ao local...", a expressão "por qual motivo" pode ser reescrita corretamente, mantendo o mesmo sentido da seguinte forma:

  • A Porquê. 
  • B Porque. 
  • C Por que.
  • D Por quê.

No trecho "Acham que eu devia ser feliz porque minha vida é melhor que a de muita gente!", a oração "QUE EU DEVIA" é classificada sintaticamente como:

  • A Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
  • B Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. 
  • C Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
  • D Oração Coordenada Sindética Explicativa.

Há critérios semânticos e sintáticos que determinam a utilização dos porquês na língua portuguesa.
O uso do porquê na tira está de acordo com as normas ortográficas assim como a alternativa:

  • A Qual o por que de tanta gritaria e afobação?
  • B Os lugares porque passei me deixaram vislumbrado.
  • C Será que minha namorada está alegre porque fiz exatamente o que ela pediu?
  • D Necessito compreender porque ela não gostou da minha foto.

A Lei nº 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, garante o acesso de toda criança ou adolescente à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, por qualquer de seus órgãos.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A A assistência judiciária gratuita será prestada aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado. 
  • B As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.
  • C Os menores de dezesseis anos serão representados e os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos assistidos por seus pais, tutores ou curadores, na forma da legislação civil ou processual.
  • D É autorizada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes desde que se atribua autoria de ato infracional.

"Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho".
O excerto acima, presente na Base Nacional Comum Curricular, apresenta o conceito de:

  • A Diretriz Curricular.
  • B Protagonismo Educativo. 
  • C Competência.
  • D Currículo.