Questões da Prova da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAP-DF) - Professor - Informática - IBFC (2013)

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O fenômeno da crase é marcado em português pelo acento grave. Assinale abaixo a alternativa que apresenta erro quanto ao uso do acento indicativo de crase.
  • A Ao chegar à margem, o encanto se perde.
  • B Foi com a irmã a casa.
  • C Deu à ela todo seu amor
  • D Chegaram à casa da praia ao cair da noite.
Leia as sentenças abaixo

I. O menino, feliz chutou a bola.
II. O menino, feliz, chutou a bola.
III. O menino feliz, chutou a bola.

As afirmativas que apresentam erro quanto à pontuação são:
  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.
Em português, existem certas regras que definem a acentuação das palavras. Assinale abaixo a alternativa que apresenta correta acentuação.
  • A Púdico.
  • B Bímano
  • C Ambrósia
  • D Túlipa.
Quanto à colocação pronominal, assinale abaixo a alternativa que apresenta erro de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
  • A Darei-te um beijo.
  • B Der-te-ei um beijo.
  • C Dar-te eu irei um beijo.
  • D Eu te darei um beijo.
Considerando o que disserta a Lei N° 4.751, de 7 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal, julgue os itens a seguir:

I. A Rede Pública de Ensino do Distrito Federal observará, dentre outros, os seguintes princípios: participação da comunidade escolar na definição e na implementação de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras; respeito à pluralidade, ao caráter laico da escola pública e aos direitos humanos; autonomia das unidades escolares, nos aspectos pedagógicos, administrativos e de gestão financeira; transparência da gestão; democratização das relações pedagógicas e de trabalho.

II. A Gestão Democrática será efetivada por intermédio dos seguintes mecanismos de participação: a direção da unidade escolar e os órgãos colegiados, dentre os quais destacam-se a Conferência Distrital de Educação, o Fórum Distrital de Educação; o Conselho de Educação do Distrito Federal; a Assembleia Geral Escolar; o Conselho Escolar; o Conselho de Classe e o grêmio estudantil.

III. A Conferência Distrital de Educação constitui-se em espaço de debate, mobilização e formulação das políticas de educação. É órgão consultivo-normativo de deliberação coletiva e de assessoramento superior à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, com a atribuição de definir normas e diretrizes, bem como de orientar, fiscalizar e acompanhar o ensino das redes pública e privada do Sistema de Ensino do Distrito Federal.

IV. O Conselho de Classe é órgão de natureza consultiva, fiscalizadora, mobilizadora, deliberativa e representativa da comunidade escolar, regulamentado pela Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, enquanto o Conselho Escolar é órgão colegiado integrante da gestão democrática e se destina a acompanhar e avaliar o processo de educação, de ensino e de aprendizagem, havendo tantos conselhos de classe quantas forem as turmas existentes na escola.

É correto o que se afirma nas sentenças:
  • A I, II, III, apenas.
  • B II, III, IV, apenas.
  • C I, II, apenas.
  • D I, II, III, IV, V