Questões da Prova da Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Administrador - IADES (2018)

Limpar Busca

Com base na leitura compreensiva do texto, infere-se que a (o)

  • A eficiência de uma decisão está diretamente relacionada à capacidade de reflexão e análise para se fazerem os ajustes pertinentes.
  • B compartilhamento da demanda com o máximo de pessoas possível é fundamental para a tomada de decisão.
  • C resolução de problemas compreende uma metodologia que prevê a frustração como fase necessária à mudança.
  • D ato de se comparar com o outro é imprescindível no processo de tomada de decisão.
  • E aceitação pacífica de determinada situação é a melhor conduta a ser seguida diante de uma adversidade.

Com relação à classe de palavras do texto, assinale a alternativa que indica, respectivamente, um pronome, uma preposição, uma conjunção e um advérbio.

  • A “qual” (linha 2); “antes” (linha 22); “não” (linha 3); “adequadamente” (linha 17).
  • B “mais” (linha 11); “para” (linha 2); “nesse” (linha 6); “aquele” (linha 18).
  • C “outra” (linha 2); “dele” (linha 31); “como” (linha 12); “único” (linha 31).
  • D “por isso” (linha 5); “Daí” (linha 10); “nos” (linha 17); “rapidamente” (linha 13).
  • E “nada” (linha 23); “até” (linha 16); “quando” (linha 3); “ainda” (linha 27).

No que se refere à sintaxe de orações do texto, assinale a alternativa correta.

  • A Na linha 3, o termo “Aí” está isolado por vírgula por ser um vocativo.
  • B Na linha 8, a oração “aprenderam a voar” tem sujeito indeterminado.
  • C Na linha 13, os vocábulos sublinhados em “E as duas pulgas fizeram um curso” são os adjuntos adnominais dessa oração.
  • D Na linha 13, o vocábulo “rapidamente” classifica-se em adjunto adverbial de intensidade.
  • E Na linha 31, o termo “na nuca do cachorro” complementa diretamente a forma verbal “sento”.

Considerando a estrutura, a forma e o conteúdo, assinale a alternativa que corresponde a uma característica do texto apresentado.

  • A Relato detalhado dos personagens, de modo que o leitor possa criar uma imagem mental do que foi exposto.
  • B Explanação de uma sequência de ações dos personagens, relativas a um acontecimento em um determinado espaço e durante certo tempo.
  • C Explicação dos fatos no intuito de induzir o leitor à efetivação de uma ação.
  • D Apresentação das informações com abordagem objetiva, enumerando todas as particularidades dos personagens.
  • E Argumentação a respeito do tema em defesa de um ponto de vista.

Acerca da equivalência e transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa correta.

  • A Em “ três tipos de vírus” (linha 8), a substituição da forma verbal sublinhada por existe mantém a correção gramatical da oração.
  • B Na linha 16, substitui-se corretamente “entretanto” pela conjunção portanto, preservando assim a coerência dessa informação, pois ambas são conclusivas.
  • C Na oração “O último causa apenas infecções respiratórias brandas e não representa grande impacto” (linhas 9 e 10), é correto flexionar a forma verbal “representa” no plural, pois ela também pode concordar com “infecções respiratórias brandas”.
  • D Em “A infecção do sistema respiratório tem como principal complicação a pneumonia” (linhas 4 e 5), caso o termo sublinhado seja flexionado no plural, deve-se inserir acento circunflexo na forma verbal a ele relacionada nessa oração.
  • E Na linha 13, a substituição do vocábulo “pandemias” por epidemias ou por endemias não altera o sentido da informação, visto que são palavras sinônimas.