Questões da Prova da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Linguagens - FUNCAB (2014)

Limpar Busca

Conforme registra o texto, Rucharlo Yawanawá reconhece e valoriza a cultura milenar de seu povo. Mesmo assim, com suas determinação e coragem, ela:

  • A liderou uma revolta de todas asmulheres contra a opressão
  • B impôs sua vontade individual aos Yawanawá mais velhos.
  • C ampliou o papel social das mulheres na cultura de seu povo
  • D mostrou que as mulheres sãomais sensíveis que os homens.
  • E provou que tinha a proteção e a preferência dos ancestrais da tribo.

De acordo com o texto, para os Yawanawá, falar mansa e pausadamente, não encarar o interlocutor, não gesticular nem gritar ou gargalhar são demonstrações de:

  • A evolução espiritual.
  • B efeito alucinógeno
  • C santidade do pajé
  • D educação religiosa.
  • E civilidade yawanawá

Releia o segundo parágrafo do texto com especial atenção neste trecho inicial: “O xamã ou pajé é, ao lado do cacique, a maior autoridade de um grupo indígena. No caso dos Yawanawá, são eles os guardiões dos conhecimentos da tribo, desde a medicina até as artes”

Uma falha de concordância verbal leva o leitor a concluir – mesmo que erradamente – que “os guardiões dos conhecimentos da tribo” são:

  • A o xamã e o pajé.
  • B o grupo de indígenas
  • C o xamã e os indígenas
  • D o xamã e o cacique.
  • E o cacique e os indígenas

“A voz é mansa. O tom é baixo. A fala é pausada.” Essas são as orações que iniciam o texto dado. As três apresentam, na mesma ordem, as mesmas classes de palavras. Marque a alternativa que relaciona corretamente essas classes.

  • A preposição – substantivo – verbo – adjetivo.
  • B artigo – substantivo – verbo – adjetivo
  • C preposição – adjetivo – verbo – advérbio.
  • D pronome – advérbio – verbo – adjetivo.
  • E artigo – substantivo – verbo – advérbio.