Questões da Prova da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) - Professor - Educação Básica - IBFC (2015)

Limpar Busca
Em seu texto, Guiomar de Grammon expoe sua opiniao acerca da leitura. Destaca-se, dentre as estrategias utilizadas, o uso:
  • A de humor
  • B de ironia
  • C de mentiras
  • D de ceticismo
Marta Medeiros é colunista de um jornal de grande circulação. Nesse sentido, seus textos apresentam características que buscam uma maior aproximação com o leitor. Assinale a opção cujo recurso apontado NÃO represente um comentário correto no cumprimento desse papel.
  • A O emprego do modo imperativo marcando interlocução como em “escolha uma pizza e fim” (4°§)
  • B O uso da primeira pessoa do plural como em “conseguíssemos” (2°§) implicando certa equivalência entre enunciador e interlocutor.
  • C A demarcação gramatical de um interlocutor ao longo do texto por meio dos pronomes “te” e “você”.
  • D A opção pelo gênero crônica que solicita o emprego de vocábulos mais formais como “lamúrias” (3°§), por exemplo.
Tendo em vista o sentido global do texto, assinale a alternativa cuja frase sintetize a tese do texto:
  • A A autora desmistifica a leitura, retirando dela o poder de transformagao que Ihe e romanticamente atribuido e considerando-a uma atividade banal e substituivel por outras do mundo moderno.
  • B A autora credita real importância à leitura utilitária; aquela da qual, de fato, precisamos no dia a dia para executar tarefas burocráticas, condizentes com nosso século.
  • C A autora acred ita piamente no potencial transformador da leitura, que confere ao homem o poder de questionar a realidade que o cerca, além de fazê-los adentrar pelo mundo da imaginação, dentre outros.
  • D A autora não crê que a leitura possa, de fato, mudar o mundo, já que este encontra-se totalmente imune a qualquer tipo de questionamento; logo, a leitura, torna- se uma atividade retrógrada e inapropriada.
Assinale a opção que faz uma análise INCORRETA dos mecanismos empregados na apresentação das ideias do texto.
  • A O primeiro parágrafo do texto cumpre papel contextualizador sinalizando a motivação para o assunto a ser discutido.
  • B No segundo parágrafo, a autora amplia a ideia apresentada no primeiro indicando a impossibilidade de controle de um comportamento típico.
  • C No quinto e sexto parágrafos, a autora apresenta situações específicas e distintas marcadas pela diferenciação do gênero do substantivo “namorado”.
  • D O décimo parágrafo encerra o texto com uma mudança de postura da autora que assume um tom de aconselhamento e não mais só argumentativo.

Ler pode tornar o homem perigosamente humano.”

Essa frase é bastante emblemática da concepção da autora. Analise os comentários sobre ela e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Sabendo que em urn texto as informações podem ser agrupadas em fatos ou opiniões, esta frase simbolizaria urn fato.
II. A leitura teria o poder de tornar o homem urn ser perigoso para os demais, dificultando a vida em sociedade.
III. Se escrevêssemos “deve tornar” ao invés de “pode tornar” não haveria alterações semânticas consideraveis.
IV. A palavra “perigosamente” produz urn efeito de sentido que reforça a tese da autora.

  • A Todas estão incorretas.
  • B Somente a I e a III estão incorretas.
  • C Somente a I, a II e a III estão incorretas.
  • D Somente a IV está incorreta.