Questões da Prova do SEED-PR - Professor - Artes e Educação Artística - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2021)

Limpar Busca

Determinado movimento artístico nascido na Alemanha resgatou as características de linguagens que haviam desaparecido, como a subjetividade, a referência histórica, o conteúdo reconhecível e a crítica social. Esse movimento retomou a pintura de cavalete a pincelada violenta, o traço marcante e personalizado e a técnica da escultura entalhada e moldada pelo próprio artista.

O texto precedente refere-se ao movimento denominado

  • A Minimalismo.
  • B arte conceitual.
  • C Expressionismo abstrato.
  • D Neoexpressionismo.
  • E Realismo.

Assinale a opção que indica um elemento característico da arquitetura romana antiga encontrado no Coliseu e ausente nas edificações gregas.

  • A cúpula
  • B cornija
  • C arquitrave
  • D arco
  • E frontão

O Impressionismo foi um importante movimento que revolucionou a pintura. Com relação às suas características de representação pictórica, é correto afirmar que

  • A A a pintura impressionista retrata a incidência da luz solar, nos diferentes momentos do dia, sobre os objetos e sobre a paisagem.
  • B o Impressionismo obteve plena aceitação imediata da crítica e do público da época.
  • C a sua técnica é estática e hiper-realista, como cópia fiel da realidade.
  • D a pintura impressionista era feita no ateliê do pintor ou em lugares fechados.
  • E o seu conteúdo retrata a condição social de pobreza e miséria das pessoas da época.

No Brasil, a arte acadêmica desenvolvida na Academia Imperial de Belas Artes herdou de um estilo europeu as características de representação

  • A modernas.
  • B medievais.
  • C artesanais.
  • D neoclássicas.
  • E contemporâneas.

Na perspectiva de determinados estudiosos, um sistema de avaliação é um conjunto integrador de princípios, hipóteses, procedimentos e instrumentos que o professor faz funcionar e que, atuando entre si, de forma ordenada, contribui para coletar e sistematizar informações contextualizadas e necessárias para avaliar a aprendizagem dos alunos.

Uma avaliação em arte que adote a perspectiva de avaliação apresentada no texto precedente será

  • A tradicional e mecanicista.
  • B bancária, prática e diretiva.
  • C baseada no conceito lassez-faire (deixe fazer).
  • D processual, tecnológica e técnico-instrumental.
  • E formativa, processual e significativa.