Questões da Prova da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME - SP) - Professor - Artes e Educação Artística - FGV (2016)

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Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos. II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico. III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E II e III, apenas.

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema.
Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.
Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  • A I e III, somente.
  • B I e II, somente.
  • C III, somente.
  • D II, somente.
  • E I, somente.

O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental. ( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade. ( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e V.
  • D V, V e V.
  • E V, F e F.

Leia a manchete a seguir.

'Fiquei revoltada', diz mãe de criança anã que teve matrícula negada. Escola de Votorantim(SP) foi condenada a pagar indenização de R$20 mil. Instituição nega preconceito e afirma que vai recorrer de decisão. (Matéria publicada no site de notícias G1, em 19/01/2016)
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte princípio legal:
  • A a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • B a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • C a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • D a garantia de que o ensino será ministrado segundo padrões de qualidade.
  • E a seleção de condições para o acesso e a permanência na escola.

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

  • A O ensino religioso deve ser, obrigatoriamente, oferecido pela escola pública e cursado pelos alunos.
  • B A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas, mas, uma vez ofertado, o aluno é obrigado a cursar a disciplina.
  • C A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas e a frequência às aulas também é facultativa.
  • D A oferta de ensino religioso é uma decisão de cada escola.
  • E A oferta de ensino religioso é obrigatória nas escolas públicas, ainda que a matrícula seja facultativa para o aluno.