Questões da Prova da Petrobras Transporte SA (Transpetro) - Administrador - CESGRANRIO (2018)

Limpar Busca

Uma empresa encomenda uma pesquisa de mercado que utilize o método de amostragem aleatória simples.


Esse é um caso de amostra probabilística em que cada entrevistado

  • A define o seu grau de satisfação com os serviços prestados pela companhia.
  • B é conhecido dos entrevistadores e dos diretores da organização.
  • C está presente numa lista segmentada por renda, faixa etária e sexo.
  • D indica outro entrevistado e assim sucessivamente até o preenchimento da amostra.
  • E tem a mesma chance, entre o universo da pesquisa, de ser abordado.

Um diretor de empresa identifica a necessidade de recorrer à prática do benchmark.


Nesse sentido, ordena a seus gerentes que

  • A atendam às necessidades e aos desejos dos funcionários e dos fornecedores.
  • B estudem as práticas empregadas pelas melhores empresas do seu setor.
  • C identifiquem os concorrentes que faliram nos últimos anos de atuação.
  • D reforcem os atributos intangíveis da marca nas campanhas de propaganda.
  • E treinem incansavelmente a equipe de vendas e de atendimento ao cliente.

Se o gerente comercial de uma companhia de transportes é orientado a pesquisar um novo nicho de mercado, ele deverá levantar dados sobre um

  • A grupo restrito de consumidores com necessidades bem específicas.
  • B mercado de massa que necessite dos produtos da empresa.
  • C mix de clientes selecionados por características iguais.
  • D público-alvo com características amplas e indefinidas.
  • E segmento de mercado com diversos concorrentes.

Um plano de marketing abrange dois níveis: o estratégico, que estabelece a proposta de valor para o mercado, e o tático, que especifica as ações relacionadas à

  • A definição dos benefícios proporcionados aos clientes.
  • B identificação das oportunidades de mercado.
  • C missão e a valores definidos pela direção.
  • D promoção, à praça, ao produto e ao preço.
  • E visão de longo prazo da companhia.

O brand equity de uma organização como a Transpetro se refere ao

  • A compromisso intangível da direção com os stakeholders.
  • B segmento de mercado em que sua marca se destaca.
  • C valor agregado pela marca a seus bens e serviços.
  • D comportamento ético de seus colaboradores.
  • E custo de logística e distribuição dos produtos.