Questões da Prova da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Técnico - FAPEMS (2012)

Limpar Busca
A principal ídeia discutida no texto é: 
  • A o projeto educacional das escolas inglesas sobre imagem e expressão corporal.
  • B o fim da crença na existência de uma vida eterna.
  • C a obsessão das pessoas pelo próprio corpo.
  • D a superlotação das academias de ginástica.
  • E a efemeridade da vida humana.
De acordo com o texto, infere-se que, no passado, a civilização judaico-cristã atribuía menos importância ao corpo porque as pessoas: 
  • A acreditavam na eternidade da alma como prolongamento da própria existência.
  • B adotavam como princípios o conteúdo de frases como "One life. Live it well."
  • C acreditavam que ele tinha a sua importância como guardião da alma.
  • D não trocavam as orações e penitências pela malhação matinal.
  • E não acreditavam na existência da continuidade pós-terrena.
Das afirmações a seguir, a alternativa correta é:
  • A As imagens de perfeição irreal que a moda ou o cinema apresentam são, na opinião do autor do texto, a causa da insatisfação das pessoas em relação ao próprio corpo.
  • B Para os deputados ingleses, as imagens de perfeição irreal que a moda ou o cinema cultivam são a causa da insatisfação das pessoas em relação ao próprio corpo,
  • C Para os deputados ingleses, as imagens de perfeição irreal são apenas a consequência de uma cultura que atribui muita importância ao corpo.
  • D O autor do texto concorda com os deputados ingleses no que diz respeito à causa da insatisfação das pessoas em relação ao próprio corpo.
  • E Para o autor do texto, as imagens de perfeição irreal constituem o clichê de um clichê.
A alternativa cujo o par de palavras apresenta uma relação diferente da existente nos demais pares é: 
  • A saúde psíquica-demência
  • B eterna - perecível
  • C funeral - enterro
  • D teoria - prática
  • E vida - morte
No trecho "Todas as fichas do jogo estão cá embaixo. não lá em cima” , as expressões em destaque relacionam-se, de forma metafórica, respectivamente, com:
  • A horizonte de eternidade - passagem breve e incompleta.
  • B a insatisfação com o corpo - imagens de perfeição irreal.
  • C a civilização ocidental - a civilização judaico-cristã.
  • D a existência terrena - a continuidade pós-terrena.
  • E outro lado - passagem breve e incompleta.