Questões da Prova da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - Administrador - UNIFAP (2013)

Limpar Busca
Assinale a opção que melhor resume a ideia perpassada pelo título “Uma educação que nos torna medíocres”:
  • A “Não se deve baixar o nível em coisa alguma, mas elevar o nível em tudo”.
  • B “Jornais não têm só coluna policial ou fofocas sobre celebridades, mas nos deixam a par e nos integram no que se passa no mundo, no país, na cidade”.
  • C “Como indivíduos, habitantes deste Brasil, estamos conscientes disso (...)”.
  • D “Ótimas universidades, num crescimento real, aquele no qual tudo se fundamenta: a educação, a informação, a formação de cada um”.
  • E “Nossas escolas são fraquíssimas, as universidades péssimas, e o propósito parece ser o de que isso ainda piore”.
Da leitura do texto, pode-se dizer que a autora:
  • A Defende políticas de atenção especial para os alunos da educação básica, nas universidades.
  • B Critica medidas paliativas que pouco alteram a realidade educacional brasileira.
  • C Discute políticas educacionais e culturais no contexto brasileiro, dando soluções.
  • D Demonstra sua visão otimista da realidade educacional brasileira.
  • E Julga, de forma positiva, as ações para a copa, considerando-a como um grande incentivo à cultura, ao esporte e à educação.
A partir da leitura e considerando as pistas textuais, pode-se inferir que os “sem base”, na visão da autora, são:
  • A Alunos da educação básica, oriundos de escolas privadas e que pouco têm acesso a um ensino de qualidade.
  • B Alunos considerados recém-ingressos nas universidades, por meio de ações afirmativas, dentre essas, a criação de cotas e programas governamentais de acesso ao ensino superior.
  • C Alunos apenas do ensino fundamental que estão no momento de transição para ensino médio.
  • D Alunos de educação técnica, que por não terem disciplinas do currículo mínimo, apresentam dificuldades a respeitos de alguns conteúdos.
  • E Alunos tanto do ensino médio de escolas privadas, quanto alunos de ensino técnico integrado, que apresentam lacunas em suas formações iniciais.
Com base nas ideias do texto, marque a opção CORRETA.
  • A De acordo com a autora, o Brasil tem investido na educação, porém em escalas maiores que outros países como, por exemplo, a Coréia do Sul.
  • B Para a autora, a imprensa pode nos oferecer informações preciosas, já que não trata apenas de temas fúteis ou prófugos. Isso comprova que a educação também pode ser mediada por programas, documentários advindos das mídias de massa.
  • C Luft mostra que a educação brasileira não precisa de reformulações em sua estrutura pedagógica.
  • D Conforme a autora, devemos ficar presos “sob o melancólico império da mediocridade que parece fácil e inocente”, o que implica dizer que devemos lutar por condições melhores não somente para nós, mas para o país.
  • E Na opinião da autora todos se importam com o crescimento do país.

Analise as afirmativas abaixo quanto à coesão textual, considerando as marcações feitas nos fragmentos. A seguir assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.


I - No fragmento “Comparados a isso, parecemos treinar para ser medíocres” (2º §), há um termo anafórico representado por um pronome demonstrativo.

II – Em “Pois, mesmo com a educação — isto é a informação — tão fraquinha e atrasada”, temos a imprensa para nos informar “(3º§), temos coesão lexical por sinônimos.

III – Em “O real crescimento do país e o bem da população passam ao largo de nossos interesses” (5º§), temos sujeito elíptico.

IV – Em “Penso que não, porque todos, todos sem exceção, somos prejudicados pelo nosso próprio desinteresse” (5º§), temos uma conjunção explicativa.

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas III e IV.
  • D Apenas I, II e IV.
  • E Apenas II e IV.