Questões da Prova da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Psicólogo - COPESE (2018)

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Em diversas passagens do texto, a autora utiliza construções metafóricas em que se compara ao museu, aproximando a tragédia acontecida na instituição de sua vivência. É o que acontece nos trechos a seguir, EXCETO em:

  • A " Eu, que vivo com as palavras e das palavras, não consigo dizer". (linha 35)
  • B "Chamas dentro de todo ele, uma casca do lado de fora. Sou também eu. Uma casca que anda por um país sem país. Eu, sem Luzia, uma não mulher em lugar nenhum." (linhas 36 a 38)
  • C "A frase ecoa em mim. E ecoa. Fere minhas paredes em carne viva." (linha 39)
  • D "A frase reverbera nos corredores vazios do meu corpo". (linha 41)
  • E "Sem passado, indo para o Museu do Amanhã, sou convertida em muda." (linhas 35 e 36)

A crase antes do substantivo "destruição" é obrigatória e está corretamente empregada na linha 05. O mesmo acontece na frase:

  • A As pessoas não comemoraram à destruição do museu.
  • B Não se sabe se alguém operou à destruição do museu.
  • C A polícia busca as circunstâncias que precederam à destruição do museu.
  • D O fogo procedeu à destruição do museu.
  • E O desabamento concluiu à destruição do museu.

Sobre a utilização das vírgulas no texto, julgue os itens a seguir.


I. Em "Brasil, é você." (linha 18), a vírgula está sendo usada para marcar vocativo, assim como em "Seu avô, Dom João VI, criou [...]" (linha 24).

II. Em " Dom Pedro " está no centro, circunspecto, um homem feito de pedra, um imperador " (linhas 24 e 25), as vírgulas separam apostos, assim como acontece em "Eu quero gargalhar, me botar louca, queimar junto" (linha 54).

III. Em " Não é só como se o British Museum estivesse queimando, é como se junto com ele estivesse também o Palácio de Buckingham‘, disse Jonathan Watts" (linhas 32 e 33), a primeira vírgula marca a separação de orações e a segunda marca a transcrição de um discurso direto, assim como acontece em "Poderiam ter salvo, e não salvaram‘, ele grita"(linha 28).

IV.Em "Quando soube que o museu queimava, eu dividi um táxi com um jornalista britânico e uma atriz brasileira com uma câmera na mão" (linhas 31 e 32), a vírgula separa orações que estão em relação de subordinação, assim como fazem as vírgulas em "Eu, que vivo com as palavras e das palavras, não consigo dizer " (linha 35).

  • A Somente os itens I e II estão corretos.
  • B Somente os itens II e III estão corretos.
  • C Somente os itens III e IV estão corretos.
  • D Somente os itens I e III estão corretos.
  • E Somente os itens II e IV estão corretos.

Acerca das repetições de ideias e estruturas no texto, indique a única opção que NÃO é condizente com a construção de sentidos realizada pela autora por meio desse recurso.

  • A Nas linhas de 12 a 19, a repetição da frase "O Museu Nacional queimando" marca a ideia de concomitância na narração dos fatos que aconteciam enquanto o museu permanecia em chamas.
  • B Em "A frase ecoa em mim. E ecoa" (linha 39), a repetição do verbo indica incompreensão da autora em relação ao sentimento causado pela frase "Fere minhas paredes em carne viva", de maneira que, somente ao repetir a palavra, ela consegue, metaforicamente, absorver seu sentido.
  • C Ao categorizar o Brasil como "construtor de ruínas" (linhas 40) e afirmar que ele "está queimando" (linha 57) ou "em chamas" (linha 46), a autora compara, metaforicamente, a situação do museu com a situação do Brasil.
  • D A menção ao Museu do Amanhã nas linhas 35 e 36 e na linha 45 pode ser vista como um contraponto à situação de destruição do Museu Nacional, que guardava artefatos históricos, importantes para entender o passado.
  • E A repetição das formas verbais "queimava" e "queimavam" (linhas 04 a 07) enfatiza de maneira mais individualizada a gravidade do que acontecia com importantes peças do acervo do museu.

Considerando as formas verbais do verbo " dizer " presentes no texto, indique dentre os itens a seguir, aqueles que trazem uma forma verbal que, em decorrência do efeito de sentido pretendido no texto, NÃO se apresenta como transitiva direta com objeto direto explícito.


I. "diz" (linha 27)

II. "dizer" (linha 35)

III. "disse" (linha 33)

IV. "dizem" (linha 20)

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens II e IV.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Somente os itens III e IV.
  • E Somente os itens I, III e IV.