Questões de A Função Social da Universidade (Pedagogia)

Limpar Busca

As universidades públicas continuam passando por períodos de transformações, resultados de significativas mudanças de comportamento da sociedade, mudanças no setor da economia, da política e da ciência. Percebe-se que tais mudanças podem não ser tão intensas ou tão rápidas, assim como se refere Finger (1997), ao reconhecer que a universidade se caracteriza como uma instituição conservadora por excelência, de forma que a gestão universitária ainda é bastante centralizadora, burocrática e governamental. Em outra direção, Lindo (1998) explica que a sociedade atual experimenta mudanças em diversos paradigmas – científicos, culturais, políticos e sociais – que devem ser devidamente incorporados pela universidade no momento de rever sua missão, suas funções e seus objetivos.
RIBEIRO, R. M. DA C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 155-170, 31 dez. 2017. p. 159.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão democrática na universidade, como paradigma de governança da universidade pública, implica a participação da diversidade presente em seu interior.
PORQUE
II. a diversidade na gestão democrática conflui para uma estrutura de representatividade dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, assim como para as diferentes unidades, configurando-se no caráter descentralizador que traduz a gestão colegiada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma complementação da I.
  • B As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma complementação da I.
  • C A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • D A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
  • E As afirmativas I e II são falsas e / ou não se complementam.

De acordo com Morés (2017), a educação representa condição e parte integrante do processo de construção e de inserção social e, portanto, de desconstrução de projetos que produzem e naturalizam a exclusão social. Nesse contexto, a universidade tem como uma função social

  • A amenizar, dispersar ou gerenciar as tensões que a impedem de assumir os princípios básicos que garantem a construção de um projeto democratizante e emancipatório para a sociedade.
  • B zelar pela qualidade acadêmica articulada às necessidades internas e externas, direcionando-a aos fins sociais e democráticos da educação, de modo a propiciar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão social.
  • C incentivar o trabalho de pesquisa, a investigação científica e a produção de novos conhecimentos, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura.
  • D desenvolver processos de ensino e aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias, que sejam propulsores da dimensão humana, social e política.

Entende-se por responsabilidade social as ações que levam uma instituição a comprometer-se com a comunidade onde se insere, através de projetos que acenem para o desenvolvimento social, econômico e cultural. No Brasil, a Universidade assume sua responsabilidade social, ao

  • A privilegiar atividades de ensino e pesquisa que tenham aplicação direta e prática no contexto social, tendo em vista a superação de carências ali encontradas.
  • B colocar o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do desenvolvimento social e cultural e da melhoria da qualidade de vida e da ascensão econômica da população.
  • C promover a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade, favorecendo a visão integrada do contexto social.
  • D produzir conhecimento, pesquisa e extensão, confiança, recursos econômicos e esperança de uma comunidade, muitas vezes, carente de desenvolvimento.

Com relação à sua função social, a escola pode procurar interagir com os projetos comunitários, de natureza socioeducativa, que visem a promover o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso dos estudantes na escola. Conforme Aguiar (2006), estrategicamente, a escola e o sistema de ensino podem aproveitar a existência desses projetos para

  • A criar organizações não governamentais em parceria com os moradores da comunidade e obter recursos do Poder Público para investir na educação das crianças.
  • B discutir, apreciar e avaliar as condições de infraestrutura e pedagógicas locais, com o propósito de implantar de forma progressiva e criativa o tempo integral.
  • C ensinar e ajudar as pessoas carentes a utilizar as redes sociais para mostrar as condições precárias em que vivem e conseguir recursos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas.
  • D oferecer cursos profissionalizantes na comunidade, capacitando os moradores a desempenharem funções mais lucrativas e aumentarem a renda familiar.
  • E promover ações de assistência social, levando alimentos e roupas às famílias mais carentes e organizando mutirões para a construção de casas populares.
Dentre as atividades da universidade, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de informações administrativas, orçamentárias, físicas e pedagógicas que compõem as atividades-fins e meio da universidade.
  • A Informações das atividades docentes e discentes da universidade.
  • B Informações das atividades técnicas e bibliográficas da universidade.
  • C Informações das atividades acadêmicas e administrativas da universidade.
  • D Informações das atividades organizacionais e sistematizadas da universidade.
  • E Informações das atividades universitárias e desenvolvimentistas da universidade.