Questões de Arte Educação (Artes Plásticas)

Limpar Busca

A pedagogia musical enfatiza o ensino no contexto escolar através do desenvolvimento de:

  • A Aquecimento, Ocupação do espaço e Improvisação.
  • B Observação, Repetição e Leitura rítmica.
  • C Percepção, Criação e Execução de elementos sonoros.
  • D Análise descritiva, Composição individual e Apresentação acústica.
  • E Leitura, Transcrição sonora, e Criação coletiva.

No ensino das Artes existem diversas abordagens propositivas para a leitura nas linguagens específicas. No campo da leitura estética para a interpretação de uma imagem, é correto afirmar que:

  • A Nega a comunicação entre o objeto artístico e o grupo social, enfatizando a pesquisa técnica.
  • B Estuda o conteúdo e o significado da obra, valorizando somente a forma e a materialidade do suporte.
  • C Valoriza os elementos visuais, analisa a estruturação formal, sendo esses elementos considerados separadamente e no todo da forma.
  • D Procura considerar a expressividade, o que há de eterno e de transitório em uma época, no objeto a ser analisado.
  • E Desconsidera as características do estilo priorizando a informação cultural e a inserção no espaço expositivo.

No ensino das Artes, a técnica bastante utilizada para o desenvolvimento das atividades amplas que visam a ativar a expressividade do estudante, desenvolvendo principalmente os recursos vocais, gestuais e o improviso, é reconhecida como:

  • A Imitação Gestual.
  • B Expressão Corporal
  • C Consciência Espacial.
  • D Triangulação.
  • E Intensificação expressiva.

No contexto do fazer artístico no âmbito escolar, a produção que não é organizada por uma só pessoa, mas elaborada pelo grupo, é considerada:

  • A Criação coletiva.
  • B Domínio público.
  • C Produção anônima.
  • D Composição conjunta.
  • E Desempenho de equipe.

De acordo com Barbosa (2003), essa artista foi responsável pelas primeiras orientações para crianças na livre expressão e no espontaneísmo a partir de experiências em um curso desenvolvido na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo e em seu ateliê.
Trata-se de

  • A Tarsila do Amaral.
  • B Anita Malfatti.
  • C Guiomar Novaes.
  • D Lygia Clark.