Questões de Artes Cênicas e Educação (Artes Cênicas)

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Para Isabel Marques (1997), é na “perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo que seria interessante lançarmos um olhar mais crítico sobre a dança na escola. A transmissão de conhecimento hoje, como sabemos, não se restringe mais às suas quatro paredes” (p. 20). Nesse sentido é incorreto afirmar que

  • A Mesmo a escola tendo negligenciado por tantos séculos o corpo, a arte e, portanto, a dança, cada vez mais a sociedade busca um modelo que quebre com esse padrão.
  • B O papel da dança na escola formal não é – e talvez não deva ser – o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade, mas é um lugar privilegiado para que isto aconteça.
  • C A inserção da dança no cotidiano escolar visa o fim da escola como é estruturada na atualidade.
  • D O espaço da dança na escola e, enquanto ela existir, não poderá continuar mais sendo sinônimo de “festinhas de fim de ano”.
  • E As demandas da sociedade tecnológica – em permanente transformação – exigem um novo posicionamento sobre o envolvimento do corpo no processo de aprendizado.

A escola possui grande importância na educação dos corpos e no desenvolvimento crítico dos estudantes – seja no processo de recepção ou de criação. Sobre a dança na escola é correto afirmar que:

  • A A formação de dançarinos precisa estar entre as preocupações da escola.
  • B A escola deve inserir em sua programação de datas comemorativas o conteúdo de dança, para diversão dos participantes.
  • C O trabalho com o conteúdo de dança em sala de aula é de grande valia para a formação do ser social.
  • D O trabalho com coreografias possibilita a formação de estudantes mais virtuosos esteticamente, o que é fundamental para formação artística escolar.
  • E A escola precisa se ater ao ensino da dança artística e não da dança social.

Segundo Klaus Vianna, seu trabalho “busca dar espaço para a manifestação do corpo como um todo, com os conteúdos da vida psíquica, das expressões dos sentidos, da vida afetiva. Não é possível negligenciar ou esquecer tais coisas nem fazer com que o corpo permaneça mudo e não transmita nada: as informações que ele dá são incontroláveis. Temos é que reconhecer esses processos internos poderosos e dar espaço para que eles se manifestem, criando assim a coreografia, a dança de cada um” (2005, p. 150).
Segundo o autor, é correto afirmar que:

  • A Para trabalho com coreografia é preciso padronizar os corpos e como eles se expressam.
  • B A coreografia conta com a dança de cada um em um todo.
  • C O corpo neutro também pode ser expressivo e no processo coreográfico é possível utilizá-lo.
  • D A dança de cada um significa que não é possível padronizar o movimento, criando ações coletivas.
  • E Não interessa para coreografia quem cada estudante-bailarino é, culturalmente falando, somente o que seu corpo consegue fazer.

Para Isabel Marques, “A formação dos professores que atuam na área de Dança é sem dúvida um dos pontos críticos no que diz respeito ao ensino da Dança no nosso sistema escolar. Na prática, tanto os professores de Educação Física, Educação Infantil, Fundamental I, assim como de Artes vêm trabalhando com a Dança nas Escolas. Nesse período de transição em direção à inclusão real da Dança nas Escolas, seria fundamental que esses professores continuassem buscando conhecimento prático teórico também como intérpretes, coreógrafos e diretores de Dança. Ou seja, conhecimento que envolva o fazer-pensar Dança e não somente seus aspectos pedagógicos. A dissociação entre o artístico e o educativo, que geralmente é enfatizada na formação desses profissionais nos cursos de Licenciatura e Pedagogia, tem comprometido de maneira substancial o desenvolvimento do processo criativo e crítico que poderia estar ocorrendo na educação básica” (2003, p. 22). De acordo com a autora assinale a questão correta:

  • A Para ser professor de dança na escola é obrigatório ser também artista.
  • B O fazer possibilita um olhar ampliado, além do pedagógico, para se trabalhar a dança na escola.
  • C A dissociação entre o processo pedagógico e o processo artístico é importante para o ensino da dança na escola. 
  • D A experiência criativa é importante para o desenvolvimento crítico dos professores sobre a dança, que só assim terão capacidade de ensinar. 
  • E Somente as artes devem ser responsáveis pelo ensino da dança.

“A videodança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança; e tem como principal elemento o movimento. É diferente do mero registro documental de um espetáculo porque pressupõe uma adaptação do que é captado do palco para a linguagem televisiva ou a criação de danças concebidas especialmente para a projeção na tela.’
Disponivel em: VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/v ideodanca. Acesso em: 24 de janeiro de 2023. Verbete da Enciclopédia.
Pode ser considerado um exemplo de videodança:

  • A Documentação de Happening.
  • B Registro documentário de ritual tribal.
  • C Registro de espetáculo carnavalesco.
  • D Vídeos de dança em aplicativos como TikTok e YouTube.
  • E Mídias coreográficas.