Questões de Composição nas Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

Por um mesmo nome chamam-se um trabalho de arte, feito pelo artista Hélio Oiticica e exposto em 1967, instalação na qual se podia entrar em contato com sensações e texturas de materiais pouco convencionais; uma canção, composta por Caetano Veloso, que articulava então toda uma concepção de país e suas representações culturais, gravada em álbum do mesmo nome, lançado em 1968; e um movimento cultural ao qual se filiaram vários artistas e que produziu um álbum coletivo lançado em 1968, para além de outras obras e manifestações no campo do cinema, da poesia etc. O nome é:

  • A Marginal.
  • B Tropicália.
  • C Refavela.
  • D Tropicalismo.
  • E Bossa Nova.

Um professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza planejou atividades a serem desenvolvidas pelos seus alunos. Seguiu orientações fundamentadas na Metodologia Triangular para o Ensino de Arte e direcionou os alunos para pesquisarem sobre os povos indígenas da Amazônia. Em outro momento, os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas e debateram sobre o contexto sócio-histórico vivido pelos povos indígenas da Amazônia. A seguir, utilizando data-show, o professor apresentou fotos da exposição “As Imagens da Amazônia” de Sebastião Salgado. Assim, puderam apreciar a obra do fotógrafo ao observar as nuances dos tons de cores preto e branco e os enquadramentos das fotos. Para concluir, o professor pediu que os alunos escrevessem uma poesia demonstrando e expressando os seus sentimentos gerados a partir das fotografias.

Diante do planejamento das atividades com a Metodologia utilizada podemos sequenciar as ações realizadas pelo professor como:

  • A Criação, Leitura de imagem e Produção artística.
  • B Contextualização, Leitura de Imagem e Literatura.
  • C Contextualização, Leitura de Imagem e Produção artística.
  • D Pesquisa-ação contextualizada, Leitura de Imagem e Literatura.

Sobre as Artes Visuais, podemos afirmar que:

I - são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação.
II - se constituem como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento.
III - possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D Todos os itens.
  • E Nenhuns dos itens.

Howard Gardner (1990) aponta três aspectos da competência em artes visuais, sendo eles:

  • A fruição, conceitualização e contextualização.
  • B fruição, percepção e produção.
  • C cooperação, produção e conceitualização.
  • D percepção, conceitualização e produção.
  • E percepção, contextualização e cooperação.

Matiz, saturação e luminosidade são as três dimensões de qual elemento visual?

  • A Cor.
  • B Sombra.
  • C Textura.
  • D Volume.
  • E Superfície.