Em cada aluno há dois seres inseparáveis; porém, distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito, o jovem bruto, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século XIX. (...) “Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte”, explica Demerval Saviani. Acerca das ideias do sociólogo francês Émile Durkheim, está correto o que se afirma em:
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A A educação, enquanto racionalidade instrumental de dominação burocrática, era fonte de um novo princípio de controle, sendo fator de seleção e estratificação social.
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B A burguesia utilizava a educação como forma de reprodução ideológica dos seus interesses, podendo ter o papel de reproduzir a opressão ou propiciar a emancipação do indivíduo (libertação).
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C Sua corrente foi fundamental para grandes mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX. Ela tem suas bases no socialismo científico e no materialismo histórico e dialético. A principal característica desse pensamento é a teoria do conflito.
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D Defende o argumento de que a educação se organiza enquanto instituição para realizar uma função moralizadora da sociedade, sendo responsável por imprimir no homem um conjunto de valores, comportamentos, regras e atitudes que são indispensáveis para a coesão social.