Ferreiro (2016) pensa rupturas e continuidades na leitura e na escrita contemporâneas, ante o avanço das tecnologias digitais, particularmente dos dispositivos portáteis.
Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que defende a autora sobre o silêncio e a solidão em sua relação com a leitura.
- A Tanto o silêncio quanto a solidão são exigências do ensino tradicional, sendo indesejáveis na perspectiva construtivista, que busca manter a leitura e a escrita como relevantes frente à tecnologia.
- B O silêncio pode ser proveitoso para a atividade de leitura recreativa e informativa, desde que evitada a solidão a partir da interconexão acessível pelas tecnologias.
- C Momentos de solidão e silêncio se vinculam à leitura continuada porque esta exige, em seu ato, compromisso com o texto, atenção e memória.
- D São “perigos a serem evitados”, na medida em que solidão e silêncio são atitudes antinaturais para as crianças, incompatíveis com a aprendizagem significativa.
- E A criança saudável e bem-preparada para o mundo deve sempre se comunicar e se interconectar, tendo uma escola que prioriza práticas desse contexto tecnológico, como mensagens curtas de texto.