A inovação dentro das organizações é um processo complexo que necessita de investimentos em médio e longo prazo. A criação de produtos de qualidade que obtenham êxito no mercado necessita de um ambiente propício dentro da empresa, o qual permeie sua atratividade no mercado e sua posição competitiva. Para a estruturação desse ambiente, é necessário planejar e executar um plano de ação em gestão, a fim de se racionalizar estratégias de aplicação com eficácia dos recursos existentes e explorar as conjunturas favoráveis, visando alcançar objetivos predefinidos no planejamento estratégico. 
 OLIVEIRA, C. A. Inovação da tecnologia, do produto e do processo. Belo Horizonte: INDG, 2010 (adaptado). 
 A partir do texto apresentado, percebe-se a importância da inovação de produtos como uma ação sistêmica e complexa no gerenciamento de processos organizacionais. Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir. 
 I. O conhecimento do público-alvo é essencial para a obtenção de especificações e definições de desempenho necessárias a um novo produto. 
 II. A concepção de um novo produto ou serviço é suficiente para alcançar inovação. 
 III. O processo de criação de produtos inicia-se com o primeiro passo de análise do negócio, com avaliação de custos e estimativas de lucro. 
 IV. O êxito de novos produtos da empresa depende de condições do mercado, como taxa de crescimento, e também da competitividade relativa da empresa, como custo e qualidade. 
 
 
 É correto apenas o que se afirma em
- 
                                   
                                   
                                    A I e III.
- 
                                   
                                   
                                    B I e IV.
- 
                                   
                                   
                                    C II e III.
- 
                                   
                                   
                                    D I, II e IV.
- 
                                   
                                   
                                    E II, III e IV.
