Até algum tempo atrás, era difícil pensar em como os deficientes visuais poderiam visitar os museus, que são especialmente focados na matéria visual. Com a acessibilidade em pauta, foram então criadas uma série de recursos para que cegos entendam as obras de arte e consigam “enxergar” através do toque, democratizando a cultura e abraçando a inclusão. Sobre as formas práticas dessa acessibilidade, analise os itens abaixo:
I. Disponibilizar audioguias gratuitos com descrição das imagens e da expografia, além de trilhas sonoras e depoimentos de artistas e curadores.
II. Tour guiado, no qual os visitantes são conduzidos por educadores capacitados para descrever as obras e mediar o passeio.
III. Uso ou a criação de um acervo tátil, no qual réplicas de quadros, maquetes e esculturas servem de apoio para o deficiente visual entender do que se tratam as obras, tendo uma experiência mais próxima do que está exposto.
IV. Placas em Braile e pisos táteis já se tornaram item essencial em museus, que estão correndo atrás do tempo perdido.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
- A Apenas o item II não apresenta uma boa solução para a inclusão de deficientes visuais.
- B Todos os itens, uns em maior e outros em menor escala, são formas práticas de garantir boa acessibilidade aos deficientes visuais.
- C O item IV está incorreto, pois pisos táteis não facilitam esse processo de acessibilidade de deficientes visuais.
- D Apenas o item I está correto e coerente com o tema.