Questões de Expografia: Concepção, Produção e Montagem de Exposições (Museologia)

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Até algum tempo atrás, era difícil pensar em como os deficientes visuais poderiam visitar os museus, que são especialmente focados na matéria visual. Com a acessibilidade em pauta, foram então criadas uma série de recursos para que cegos entendam as obras de arte e consigam “enxergar” através do toque, democratizando a cultura e abraçando a inclusão. Sobre as formas práticas dessa acessibilidade, analise os itens abaixo:


I. Disponibilizar audioguias gratuitos com descrição das imagens e da expografia, além de trilhas sonoras e depoimentos de artistas e curadores.

II. Tour guiado, no qual os visitantes são conduzidos por educadores capacitados para descrever as obras e mediar o passeio.

III. Uso ou a criação de um acervo tátil, no qual réplicas de quadros, maquetes e esculturas servem de apoio para o deficiente visual entender do que se tratam as obras, tendo uma experiência mais próxima do que está exposto.

IV. Placas em Braile e pisos táteis já se tornaram item essencial em museus, que estão correndo atrás do tempo perdido.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

  • A Apenas o item II não apresenta uma boa solução para a inclusão de deficientes visuais.
  • B Todos os itens, uns em maior e outros em menor escala, são formas práticas de garantir boa acessibilidade aos deficientes visuais.
  • C O item IV está incorreto, pois pisos táteis não facilitam esse processo de acessibilidade de deficientes visuais.
  • D Apenas o item I está correto e coerente com o tema.

“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”

(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

  • A Reserva técnica.
  • B Arquivo emergencial.
  • C Depósito operacional.
  • D Salvaguarda de acervo.

Texto I:

“No caso desse tipo de exposição podem-se selecionar acervos dos mais variados e temáticos possíveis. Essas exposições representam um importante veículo de dinamização e rotatividade nos museus. O caráter de novidade proporciona, ao lado do trabalho educativo, uma visita mais estimulante ao público visitante.”

(Bittencourt, 2003.)

Texto II:

“Em uma exposição desse tipo, o importante é ter um bom plano de transporte e instalação da mostra, bem como o seguro de todo o acervo. Elas demandam, dependendo do perfil, uma grande soma de recursos, pois envolvem translado e hospedagem de equipe, acervo, seguros, divulgações específicas e outros.”

(Bittencourt, 2003.)

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:

  • A Públicas e privadas.
  • B Sazonais e motivacionais.
  • C Temporárias e itinerantes.
  • D Permanentes e comemorativas.

A figura apresenta um local característico das exposições onde os colecionadores colocavam seus objetos trazidos de viagens em uma sala, formando os gabinetes de curiosidade (aproximadamente no século XV), às vezes organizando-os por cores ou temáticas sem finalidade expositiva e com visitação apenas por pessoas da elite. Na atualidade, para se organizar e proceder a montagem uma exposição de cunho museológico é necessário, entre outros fatores, respeitar uma sequência de passos. 

                           Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que condiz com as etapas adequadas à montagem completa de uma exposição.

  • A Desenho; montagem; trabalho em equipe; proposta conceitual; e, participação à comunidade.
  • B Ideias e planejamento; desenho; elaboração técnica; montagem e manutenção; atualização; e, avaliação.
  • C Objetivos; justificativa; apresentação do tema; disposição do conceito no espaço; e, estimativa orçamentária.
  • D Criação artística; enunciado central, desenvolvimento conceitual; definição de tópicos; diagnóstico; e, proposição.

Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue ospróximo item.

A partir da Exposição Universal de Paris, em 1889, surgiu uma representação do Brasil estritamente associada a alegorias e ornamentos coloridos dos indígenas da floresta amazônica, perspectiva decorrente da falta de discurso científico que possibilitasse outras formas de representação.

  • Certo
  • Errado