Questões de Gestão de Conhecimento (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

No contexto da tecnologia da informação, o processo que ajuda a organização a identificar, selecionar, organizar, disseminar, transferir e aplicar informações e experiências importantes que fazem parte da memória da organização e que normalmente residem dentro da organização de maneira desestruturada, refere-se ao conceito de:

  • A dados emergentes.
  • B sistemas inteligentes.
  • C gestão do conhecimento.
  • D fatores críticos de sucesso.
  • E banco de dados de conhecimento.

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item. 


Investir na especialização e na qualificação das equipes, fomentar redes de conhecimento e desenvolver estratégias de inovação são ações a serem adotadas pelas áreas de gestão de pessoas, visando à promoção da gestão do conhecimento organizacional.

  • Certo
  • Errado

Suponha que um escritório de advocacia faça um mapeamento das competências de seus funcionários e verifique que existe uma carência de profissionais com instrução sobre as doutrinas do direito.


Se o escritório decidir contratar novos profissionais considerando o resultado do mapeamento, deve priorizar a competência denominada

  • A habilidade.
  • B conhecimento.
  • C atitude.
  • D técnica.
  • E aptidão.

A gestão do conhecimento é

  • A a observação e a coleta dos insights obtidos no cotidiano da empresa visando propagá-los como boas práticas.
  • B a valoração do conhecimento especializado dos processos e das rotinas organizacionais, propagando as práticas de trabalho.
  • C a substituição da força física pela força mental para gerar valor para a organização por meio do intelecto.
  • D aplicar ferramentas que processem informações sobre o mercado e possibilitem troca com espaços externos à empresa.
  • E o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos na vida de uma organização.

A gestão do conhecimento nas organizações pode ser realizada de diversas maneiras e por meio de várias ferramentas, como por exemplo através da construção de manuais administrativos. Ao se elaborar um manual administrativo, deve-se considerar:

I. Definir o objetivo do manual.
II. Definir o público a quem se destina o manual.
III. Descrever as etapas a serem seguidas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada.
IV. Redigir o manual com linguagem clara e objetiva.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.