Questões de Gestão de Processos em BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Em relação à gestão de processos, julgue o item a seguir.


Procedimentos são subdivididos em tarefas, que são atividades rotineiras

  • Certo
  • Errado

Há muitos pontos convergentes entre gestão de processos e teorias motivacionais contemporâneas que configuram oportunidades de interação capazes de tornar a gestão de processos uma abordagem mais eficaz.
Com relação à gestão de processos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Práticas de programas de melhoria de processos (business process improvement - BPI) se propõem a realizar melhorias pontuais nos processos existentes. ( ) As iniciativas de reengenharia de processos (business process reengineering - BPR) são projetos de longa duração, de escopo amplo e que envolvem os principais processos. ( ) O potencial das soluções de Gestão de Processos de Negócio (business process management - BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E V, F e V.

Na disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), instância de processo é:

  • A A representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos.
  • B Cada grupo de atividades e competências especializadas relacionadas a objetivos ou tarefas particulares.
  • C A concepção de um novo processo de negócio e a especificação de como este funcionará, será medido, controlado e gerenciado.
  • D Cada execução de um processo.
  • E O ciclo contínuo de um processo de negócio.

Gestão funcional e gestão sistêmica são dois dos principais tipos de Gestão de Processos Organizacionais, além de muito utilizadas nas organizações.
São características da Gestão Funcional, EXCETO:

  • A conhecida como o modelo mais tradicional e conservador de gestão.
  • B segue a hierarquia funcional da empresa.
  • C é determinada pela especialização de trabalho.
  • D o fluxo de trabalho é menos fragmentado e mais cooperativo.
  • E geralmente orientada a metas internas, e não possui foco no cliente.

Analise as afirmativas abaixo com relação ao assunto BPM.

1. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. 2. A tecnologia desempenha papel essencial e de liderança na implementação de BPM. 3. BPM envolve definição deliberada, colaborativa e suportada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta para criar valor e habilitar a organização a alcançar seus objetivos com maior agilidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.