Questões de História e Geografia do Estado do Amapá (História e Geografia de Estados e Municípios)

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Encontro dos Tambores (Macapá, 2013), do qual participaram 44 comunidades de quilombos afrodescendentes para divulgar as tradições culturais e religiosas da cultura negra no Amapá. Foto de Maurício de Paiva. 
O Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá. A respeito dessas expressões culturais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Consistem em danças e músicas executadas ao som de caixas, tambores, tabocas e outros instrumentos, muitas vezes de fabricação caseira. ( ) Estão ligadas a festividades católicas, como a do Divino Espírito Santo e a da Santíssima Trindade no Ciclo do Marabaixo, por exemplo. ( ) São festas cuja estrutura ritual deriva de preceitos cristãos e de religiões afro-brasileiras, motivo pelo qual estão integradas ao calendário litúrgico católico e são presididas por bispos.
As afirmativas são, respectivamente,
  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – V.

A crise da economia da borracha que atingiu a Amazônia a partir de 1912 levou à busca de alternativas para a valorização econômica da região. De acordo com a doutrina da Segurança Nacional do Estado Novo, era necessário dar utilidade econômica para esta parte do Brasil, a fim de atrair para aí fluxos populacionais.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma iniciativa pública tomada durante o Estado Novo para transformar o espaço amazônico em uma grande fronteira agrícola e integrá-lo ao corpo da Nação.

  • A A meta do Estado Novo era apoiar a agricultura tradicional já existente, voltada para a subsistência familiar e comunitária, valorizando os saberes dos caboclos amazonenses.
  • B O governo federal usou recursos obtidos pelos Acordos de Washington e incentivou a migração nordestina para o estabelecimento de colônias agrícolas nacionais.
  • C O poder público direcionava massas de lavradores para o norte do país, para aliviar a concentração populacional nas principais metrópoles industrializadas do Sudeste.
  • D A exploração de jazidas de ouro no rio Cassiporé por faiscadores estrangeiros levou à construção de uma base aérea no Amapá, para monitorar invasões de terra agrícolas. 
  • E A criação do Território Federal do Amapá deu voz política a ribeirinhos e lavradores amapaenses, que elegeram Janary Nunes como governador por seu projeto de colonização. 

O Amapá é o estado da federação brasileira que tem a maior parcela do seu território sob a tutela de áreas protegidas, especialmente sob a tipologia de Unidades de Conservação.
Sobre as Unidades de Conservação no território amapaense, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O Parque Nacional do Cabo Orange possui parte de sua área em águas litorâneas. ( ) A Floresta Nacional do Amapá constitui uma Unidade de Conservação de proteção integral. ( ) O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque inclui áreas situadas no estado do Pará.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – V – F.
  • B F – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – V – F.
  • E V – F – V.

A cartografia do norte do atual estado do Amapá configurou-se no decorrer de séculos de litígio territorial entre franceses e portugueses.
A respeito das disputas relativas à formação da fronteira franco-brasileira, é correto afirmar que

  • A o tratado de Utrecht, assinado entre Portugal e França, atendeu ao propósito português, estabelecendo que o rio Oiapoque era o limite entre seu domínio e o da França.
  • B em 1897, Brasil e França confiaram a resolução do Contestado à arbitragem internacional, o que favoreceu as reivindicações francesas de navegação fluvial exclusiva na fronteira entre os dois países.
  • C em 1900, o Laudo de Berna confirmou a posição do Barão do Rio Branco, que, mediante mapas e registros de navegantes, provou o domínio luso dos rios Araguari e Jari, delimitando as fronteiras com o Suriname. 
  • D após a assinatura do Laudo Suíço, a área do atual estado do Amapá foi anexada ao estado do Amazonas, já que o governo federal considerava a região como um vazio demográfico e econômico.
  • E a independência do território do Amapá e sua desvinculação administrativamente da União, ocorreram em 1943, por ocasião da criação do Território Federal do Amapá, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas  Fotograma do documentário “As mãos da mãe do Barro” (2004)
“Considerado um ofício tradicional da comunidade do Maruanum, o processo de fabricação das cerâmicas vai desde a coleta da matéria prima utilizada na confecção das peças até a sua queima. As técnicas das louceiras do Maruanum são transmitidas de uma geração a outra. Nesta comunidade, um grupo de mulheres descendentes de um antigo quilombo desenvolvem a arte centenária da fabricação de louças de barro preservando as mesmas técnicas utilizadas por suas antepassadas. Entre os meses de agosto e novembro, antes das águas da chuva encherem os campos de várzea, elas saem em mutirão para coletar o barro. Todo o processo segue um ritual secular de tradições indígenas, como a extração da argila permitida pela ‘Mãe do barro’, a guardiã do barreiro”.
Adaptado de IPHAN-AP, Anexo 01: Referências culturais inventariadas, nº 20, 2009
O relato descreve um aspecto importante da cultura popular do artesanato em cerâmica no Distrito de Muruanum, denominado

  • A sincretismo religioso, pois sobrepõe os ritos ameríndios e africanos, assimilados pela cultura cabocla, ao calendário cristão, que rege o período de coleta do barro.
  • B mestiçagem cultural, pois funde a arte comunitária tradicional e sua racionalidade ancestral à tecnologia da queima da cerâmica, de origem europeia.
  • C sincretismo cultural, pois combina tradições culturais africanas e dos povos originários cujos rituais marcam a coleta da matéria-prima, por exemplo.
  • D transculturação, pois preserva saberes intergeracionais, fundamentais para a identidade cultural das mulheres das comunidades do Distrito de Muruanum.
  • E hibridismo religioso, pois a devoção à Mãe do Barro exemplifica a dimensão matriarcal própria das matrizes religiosas presentes no Brasil desde o período colonial.