Questões de Infraestrutura Aeronáutica (Engenharia Aeronáutica)

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Com relação às condições meteorológicas do aeródromo, foi observado que a visibilidade é maior que 10 km, sem a presença de nuvens e não há nenhum fenômeno meteorológico significativo (RA, DZ, FG). Estas informações poderão ser substituídas pela seguinte abreviatura:

  • A NSC (Nil Significant Cloud).
  • B NCD (No Cloud Detected).
  • C CAVOK (Ceiling And Visibility OK).
  • D NSW (Nil Significant Weather)
  • E NSCD (Nil Significant Cloud Detected)

A aeronave presidencial encontra-se no pátio do aeródromo e pronta para início da táxi. Baseado nesta informação, qual será a ordem de prioridade para decolagem, conforme estabelecido na ICA 100-9 (Procedimentos especiais para aeronave presidencial)?

  • A Aeronave presidencial, aeronaves transportando ou destinadas a transportar enfermo ou lesionado em estado grave, ou órgão vital destinado ao transplante em corpo humano e as aeronaves em operação SAR.
  • B Aeronave em missão de defesa aeroespacial, em missão de guerra ou de segurança interna, aeronaves transportando ou destinadas a transportar enfermo ou lesionado em estado grave, que necessite de assistência urgente, ou órgão vital destinado ao transplante em corpo humano, aeronaves em operação SAR e aeronave presidencial.
  • C Aeronaves transportando ou destinadas a transportar enfermo ou lesionado em estado grave, ou órgão vital destinado ao transplante em corpo humano, aeronave presidencial e as aeronaves em operação SAR.
  • D Aeronave presidencial, aeronave em missão de defesa aeroespacial, em missão de guerra ou de segurança interna, aeronaves transportando ou destinadas a transportar enfermo ou lesionado em estado grave, que necessite de assistência urgente, ou órgão vital destinado ao transplante em corpo humano e as aeronaves em operação SAR.
  • E Aeronave em missão SAR, aeronave presidencial, de defesa aeroespacial, em missão de guerra ou de segurança interna, aeronaves transportando ou destinadas a transportar enfermo ou lesionado em estado grave, que necessite de assistência urgente, ou órgão vital destinado ao transplante em corpo humano.

Nenhuma aeronave voará em um espaço aéreo publicado devidamente como área proibida ou, ainda, como área restrita a menos que se ajuste às condições de restrição ou obtenha a permissão prévia da autoridade competente. Tal voo deverá ser coordenado, antecipadamente, junto a qual ou quais órgãos competentes?

  • A ANAC.
  • B INFRAERO e COMAR.
  • C SRPV ou CINDACTA.
  • D ANAC E CENIPA.
  • E NAVBRASIL e INFRAERO.

Leia a notícia extraída do site G1 de 17/07/2017 e depois responda a pergunta a seguir.
Após 10 anos, ninguém foi condenado por acidente da TAM em Congonhas, SP A tragédia do voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, completa dez anos nesta segunda-feira (17) sem nenhuma pessoa condenada pelo acidente. Na prática, a conclusão é de que o acidente teria sido causado exclusivamente por um erro dos pilotos do Airbus 320. As caixas-pretas do avião indicam que os comandantes Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco manusearam os manetes (aceleradores) de maneira diferente da recomendada. Segundo a denúncia, o diretor da TAM tinha conhecimento “das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal do aeroporto de Congonhas” e não tomou providências para que os pousos fossem redirecionados para outros aeroportos, em condições de pista molhada. O MPF considerou que a então diretora da Anac, Denise Abreu, “agiu com imprudência” ao liberar a pista do aeroporto de Congonhas, a partir de 29 de junho de 2007, “sem a realização do serviço de ‘grooving’ e sem realizar formalmente uma inspeção, a fim de atestar sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica”.
Disponível em https://g1.globo.com/sao-paulo/ noticia/apos-10-anos-ninguem-foi-condenado-poracidente-da-tam-em-congonhas-sp.ghtml
Pergunta: Existe uma suspeita de que o acidente do voo da TAM aconteceu devido à irregularidade em um serviço de engenharia na pista denominado “grooving”, que é:

  • A Ranhuras transversais que auxiliam o escoamento de água e aumentam o atrito.
  • B Grelhas longitudinais com tampas pinelares em aço bentônico.
  • C Micro poços de inspeção e coleta de combustível de aviação eventualmente derramado na pista.
  • D Textura de areia meta marmorizada e instalada em áreas de oscilação asfáltica.
  • E Tratamento especial a base de cimento tutânico aplicado periodicamente.

Marque a alternativa CORRETA e na sequência exata, conforme estabelecida na ICA 100-12. Quando duas aeronaves convergirem em níveis aproximadamente iguais, a que tiver a outra à sua direita cederá passagem com as seguintes exceções:

  • A Aeronaves mais pesadas que o ar, propulsadas mecanicamente, cederão passagem aos dirigíveis, planadores e balões.
  • B Aeronaves mais pesadas que o ar, propulsadas mecanicamente, cederão passagem aos planadores, dirigíveis e balões.
  • C Aeronaves mais pesadas que o ar, propulsadas mecanicamente, cederão passagem aos balões, dirigíveis e planadores.
  • D Aeronaves mais pesadas que o ar, propulsadas mecanicamente, cederão passagem aos dirigíveis, planadores, balões e ultraleves avançados.
  • E Aeronaves mais pesadas que o ar que sejam no mínimo bimotor turbo hélice, propulsadas mecanicamente, cederão passagem aos dirigíveis, planadores, balões e ultraleves avançados. Esta regra não se aplica a aeronave a reação.