Questões de ISO (Áudio e Vídeo)

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Uma câmera digital normalmente possui três dispositivos para controlar a sensibilidade do sensor e a quantidade de luz que chega até ele. Os três trabalham relacionados entre si, determinando algumas características da imagem produzida formando o chamado Triangulo de exposição.
Esses controles são

  • A objetiva, visor e sensor.
  • B fotômetro, histograma e waveform.
  • C diafragma, obturador e ISO.
  • D distância focal, diafragma e profundidade de campo.
  • E white balance, temperatura de cor e TINT.

Para fotografar uma apresentação de teatro à noite, sem flash, desejando-se ter detalhes nas sombras, pessoas bem nítidas no primeiro plano e fundo bem desfocado, é preciso é preciso regular a câmera com uma abertura de diafragma

  • A menor possível, ISO de pelo menos 400 e velocidade do obturador de pelo menos 30.
  • B maior possível, ISO de pelo menos 3 200 e velocidade do obturador de pelo menos 100.
  • C menor possível, ISO de pelo menos 400 e velocidade do obturador de pelo menos 30.
  • D maior possível, ISO de pelo menos 200 e velocidade do obturador de pelo menos 125.

Sobre configurações gerais de câmera fotográfica, analise as afirmações a seguir.

I. Para definir ajustes para fotografar cenas em movimento, a principal configuração da câmera será a velocidade do obturador. Para congelar o movimento, a velocidade de captura deverá ser alta; já para criar borrões, a velocidade deverá ser baixa.

II. É preciso encontrar um equilíbrio entre o ISO, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma para exposição adequada.

III. Para ambientes com pouca luz, normalmente se recomenda um ISO menor, ao passo que, em ambientes com abundância em luz, recomenda-se um ISO maior.

IV. Mudanças na abertura do diafragma provocam alterações na profundidade de campo. Para conseguir fundo desfocado em um retrato, por exemplo, uma estratégia adotada é configurar uma maior abertura.

V. Velocidades de até 1/50 são as ideais para congelar movimentos rápidos com nitidez.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A I, II e III.
  • B I, II e V.
  • C II, III, IV e V.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

Pela profundidade de campo se percebe que na área onde os objetos estão focados não ocorrem grandes desajustes de nitidez. Se diz que algo tem grande profundidade de campo quando há um largo espaço de nitidez entre objetos separados espacialmente. Os dois fatores que mais afetam a profundidade de campo são:

  • A ISO da câmera e obturador da lente.
  • B Distância focal e abertura da lente.
  • C Distância focal e obturador da lente.
  • D Translucidez da lente e ISO da câmera.
  • E Distância focal da lente e ISO da câmera.

O efeito de dia virar noite, chamado de Noite americana, possibilita ao fotógrafo captar imagens com luz solar em exteriores e transmitir que as imagens foram feitas à noite. Geralmente, ele fecha o diafragma ao máximo, escurecendo a cena, a fim de trabalhar com a mesma na pós-produção. Porém, quando há a necessidade de levar as imagens para a ilha no tom azulado da noite, ele pode:

  • A Baixar o ISO.
  • B Aumentar o ISO.
  • C Bater o branco no preto.
  • D Fazer a zebra na imagem nativa.
  • E Bater o branco para luz incandescente.