Questões de Mídias e Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

Um professor de Informática Educativa do 6º ano propôs um projeto interdisciplinar em parceria com os professores de Artes Visuais e Desenho. Uma das atividades do projeto consistia na criação de animações e vídeos animados.
Os recursos utilizados para realização desta tarefa foram

  • A Coggle, Popplet, Mindomo e Mindmeister.
  • B Flubaroo, Edpuzzle, Kahoot e Testmoz.
  • C Muan, Powtoon, Harmony e Flexclip.
  • D Mangatar, Kouji, Bitmoji e Voki.

O sistema que regula as cores dos corpos que emitem luz é conhecido como RGB (Red, Green and Blue em inglês, ou seja, vermelho, verde e azul). O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por

  • A adição, ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos uma luz de cor branca.
  • B subtração, ou seja, se subtrairmos as três cores básicas, obteremos cores complementares.
  • C irradiação, ou seja, se aproximarmos as três cores básicas, proporcionalmente, obteremos um arco-íris.
  • D sobreposição, ou seja, se pintarmos as três cores básicas, uma sobre a outra, obteremos cores quentes.
  • E regulação, ou seja, se equilibrarmos a quantidade das três cores básicas obteremos uma substância neutra.

“Embora a arte digital não seja reconhecida como um movimento distinto, por si só, à medida que a tecnologia continua a crescer rapidamente na sociedade contemporânea continuaremos a vê-la se desenvolver e a passar por constantes mudanças, solidificando-se como uma possível alternativa aos meios tradicionais de criação de arte.”


https://arteref.com/movimentos/arte-digital/

Acesso em 23 de junho de 2022.


A partir do fragmento acima, podemos analisar a chegada da arte digital como:


I- processo de produção virtual, por sua vez sem força e sem representatividade social em contradição com as obras de artes convencionais.

II- oportunidade para a elaboração de memes e fotografias como elementos específicos para as exigências da sociedade contemporânea.

III- favorecimento para o surgimento de novas formas de criação, manipulação e alienação popular.

IV- fonte de novas experimentações e apresentações de sons, imagens, cores e movimentos realizados a partir de uma plataforma de edição.

V- processo de aproveitamento da arte contemporânea e popular para a massificação de ideologias e enfraquecimento da arte clássica.


Podemos, assim, afirmar que os itens corretos são:

  • A I, II e IV.
  • B II, III e V.
  • C Somente II e IV.
  • D Apenas o item IV.

De acordo com PILLAR, sobre a arte interativa, analisar os itens abaixo:
I. É uma arte mais comportamental, que verifica questões como a interatividade em tempo real, a conectividade, a emergência, através de dispositivos de interação, entre outros atributos da arte digital. II. Implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais, como uma linguagem própria, e transcendem a arte da pura aparência.

  • A Os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item I está correto.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Os itens I e II estão incorretos.
A revista “Turma do Pererê”, criação do cartunista Ziraldo, circulou durante os anos de 1960 a 1964. A revista “Turma do Pererê” apresenta as seguintes características:
  • A Busca valorizar a cultura afro-brasileira, com personagens relacionados ao folclore africano.
  • B Estabelece vínculo entre os personagens do folclore brasileiro e personagens da vida urbana.
  • C Trata de temas relacionados à flora e à fauna nacional, com personagens tipicamente brasileiros.
  • D Procura desmistificar a visão atribuída aos seres do folclores brasileiro, atribuindo a todos os personagens características humanas.