Questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância (Pedagogia)

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“A tematização da brincadeira enquanto prática corporal exige que um novo conceito seja formado acerca do seu papel na escola. Em lugar de pensar a brincadeira enquanto uma estratégia de ensino e regulação, a concepção aqui adotada concebe-a como artefato cultural. A cultura, por sua vez, é tratada como dimensão simbólica presente nos significados compartilhados por um determinado grupo. Trata-se de uma prática social. Nesse enfoque, coisas e eventos do mundo natural existem, mas não apresentam sentidos intrínsecos: os significados são atribuídos a partir da linguagem. Pertencer a um grupo cultural implica o compartilhamento de um conjunto de significados que as linguagens colocam em circulação”.
NEIRA, Marcos Garcia. Práticas Corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014, p. 36.
De acordo com a proposta, é correto afirmar:

  • A Ao colocar a brincadeira essencialmente como estratégia para o alcance de objetivos educacionais, considera-se interessante o fato de que a brincadeira selecionada pode não possuir ancoragem social, ou seja, não estar lastreada na cultura do grupo.
  • B Aquelas brincadeiras inventadas, presentes em muitos livros e manuais didáticos, são consideradas boas práticas pedagógicas. 
  • C É o professor que seleciona determinadas práticas lúdicas, planejando os objetivos que pretende alcançar, inventando brincadeiras que visem beneficiar o desenvolvimento das crianças.
  • D Se a iniciativa da brincadeira for exterior, não há problema, pois, toda brincadeira agrada a criança; mesmo que fique inibida, isso não comprometerá o desenvolvimento da prática.
  • E Nas atividades escolares, problematizar junto às crianças as brincadeiras que conhecem, para então, pedagogicamente, socializá-las, ampliando o repertório cultural do grupo.

A dança como unidade temática da educação física escolar é entendida como uma prática que

  • A objetiva principalmente a reprodução de modelos prontos, sobretudo aqueles veiculados pela mídia, o que não permite o desenvolvimento das habilidades de improvisar.
  • B possibilita a expressão corporal, já que diferentes coreografias e ritmos podem ser utilizados para comunicar percepções, sensações e sentimentos.
  • C estimula amplamente a coordenação motora, em especial por meio do ritmo, desde que desenvolvida com rigor técnico.
  • D visa ao desenvolvimento das habilidades artísticas do indivíduo visto que se destina, predominantemente, à realização de apresentações em dias festivos, com movimentos que reproduzem passos estereotipados.
  • E oferece pouco estímulo à criatividade e restringe o desenvolvimento da coordenação motora visto que objetiva a execução de movimentos meramente coreográficos.

Devem ser considerados no trabalho com a pedagogia dos multiletramentos:
I competência técnica e conhecimento prático;
II compreensão do desenvolvimento de diferentes tipos de textos e de tecnologias;
III entendimento da relação entre fala, estudo e fruto de seleção prévia;
IV utilização do aprendizado de formas diferentes.

Os itens enumerados relacionam-se, respectivamente, aos seguintes princípios:

  • A criador de sentidos; analista crítico; transformador; usuário funcional.
  • B criador de sentidos; usuário funcional; analista crítico; transformador.
  • C transformador; usuário funcional; criador de sentidos; analista crítico.
  • D analista crítico; transformador; usuário funcional; criador de sentidos.
  • E usuário funcional; criador de sentidos; analista crítico; transformador.

No que se refere às manifestações da cultura corporal de movimento que integram o currículo da educação física escolar, como brincadeiras, jogos e danças, assinale a opção correta.

  • A As brincadeiras e os jogos populares do Brasil e do mundo são estimulados por fenômenos socioculturais recentes e caracterizados, principalmente, por sua formalidade.
  • B As brincadeiras e os jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário envolvem jogos tradicionais que fazem parte do contexto de todas as escolas, sem variação regional.
  • C As brincadeiras e os jogos de matriz indígena e africana podem ser utilizados para resgatar as origens sociais e valorizar as diferentes matrizes culturais desses povos.
  • D Os jogos e brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo, passando de geração em geração pela oralidade e sem sofrer transformação.
  • E Jogos ou brincadeiras populares não requerem materiais ou espaços específicos, podendo ser realizados em qualquer lugar, desde que as regras sejam respeitadas.

Para um trabalho escolar adequado e condizente com as normativas brasileiras da educação infantil, as crianças precisam vivenciar experiências que

  • A coloquem a alfabetização no centro do processo de aprendizagem para fortalecer o desenvolvimento cognitivo por meio de atividades no espaço escolar.
  • B valorizem os momentos de brincadeiras, porque assim elas desenvolvem formas de pensar e de solucionar problemas.
  • C oportunizem muitas brincadeiras, evitando formas diferenciadas de linguagens, porque assim elas desenvolvem suas habilidades motoras.
  • D facilitem o envolvimento das crianças com atividades profissionais da vida adulta para melhor compreensão de conceitos científicos que elas vão aprender no futuro.
  • E promovam o envolvimento com música, dança e experiências de forma livre e sem interferência dos adultos para que possam desenvolver a autonomia.