Questões de Padrões de Arquiteturas Corporativas (Arquitetura de Software)

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A estruturação correta é fundamental para o bom funcionamento de um help desk. Sobre sistemas de help desk, pode-se afirmar que

  • A a elaboração de um catálogo de serviços é desnecessária quando se utiliza um sistema informatizado.
  • B correio eletrônico não é uma forma de solicitação compatível com sistemas de help desk.
  • C deve-se rejeitar solicitações que venham através de canais não formalizados e não autorizados para recebê-las.
  • D na elaboração de um catálogo de serviços deve-se usar somente termos técnicos da área de TI, a fim de se evitar entendimentos incorretos.
  • E níveis de aceitação de serviço não precisam ser estipulados quando se utiliza um sistema informatizado.
Muitos sistemas corporativos são construídos seguindo a arquitetura definida pelo padrão Enterprise JavaBeans (EJB). Ao utilizar essa arquitetura, as aplicações ganham certos benefícios. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses benefícios.
  • A Concorrência, multithreading, faces server, converções, gerenciamento de telas.
  • B Converções, transações, Persistência, segurança e gerenciamento de telas.
  • C Gerenciamento de telas, Persistência, converções.
  • D Transações,Persistência,Segurança,Remotabilidade.
  • E Remotabilidade, gerenciamento de telas, faces server.

Um técnico de informática acaba de entrar em uma equipe de desenvolvimento de aplicações corporativas na qual são utilizados padrões de projeto e de arquitetura de software. Em um documento que descreve uma arquitetura de referência, essa equipe descreveu um conjunto de camadas que devem ser criadas em toda aplicação a ser desenvolvida. Também consta, nesse documento, que cada camada deve prover serviços para outra camada mais externa (i.e., mais próxima dos usuários). Os nomes dados a essas camadas, juntamente com a principal atribuição definida para cada uma, são apresentados a seguir.


• Aplicação: responsável por conter pontos de entrada para as funcionalidades do sistema.
• Apresentação: responsável por interação com o ambiente do sistema.
• Domínio: responsável pela lógica do domínio envolvida no sistema.
• Infraestrutura: responsável por prover serviços técnicos, tais como transações e persistência.

O técnico concluiu que, quando essa arquitetura de referência for utilizada, a ordem das camadas, da mais externa para a mais interna, será

  • A aplicação, apresentação, domínio e infraestrutura
  • B aplicação, domínio, apresentação e infraestrutura
  • C apresentação, aplicação, domínio e infraestrutura
  • D apresentação, domínio, aplicação e infraestrutura
  • E domínio, apresentação, aplicação e infraestrutura

Na seleção de uma plataforma de Portal Corporativo deve-se considerar

  • A Integração de Aplicação e Componentes. Ambiente de Desenvolvimento. Gestão, Manutenção e Monitoramento. Arquitetura de Sistemas. Desempenho. Segurança. Futuro do Fornecedor e Evolução da Plataforma.
  • B Integração de Aplicação e Desenvolvimento. Gestão, Manutenção e Monitoramento de Mudanças. Arquitetura de Sistemas. Desempenho. Segurança. Futuro do Fornecedor e evolução da Plataforma.
  • C Integração de Aplicação e Componentes. Ambiente de Desenvolvimento e Gestão. Arquitetura de Componentes. Desempenho de Configuração. Segurança do Fornecedor e evolução da Plataforma.
  • D Integração de Planejamento e Desenvolvimento. Ambiente de Manutenção e Monitoramento. Arquitetura de Soluções. Desempenho da Segurança. Futuro do Fornecedor e História da Plataforma.
  • E Integração de Aplicação e Usuários. Ambiente de Planejamento. Gestão, Auditoria e Monitoramento. Engenharia de Sistemas. Desempenho. Segurança dos Componentes Lógicos. Futuro do Fornecedor e evolução da Plataforma.

São lições que a implementação de um Portal Corporativo deve considerar

  • A Desenvolvimento organizacional é a prioridade número um. Mudança organizacional não acontece por acaso. É preciso pensar muito cuidadosamente na sequência de auditoria das soluções de TI.
  • B Alinhamento organizacional é a prioridade número um. Mudança organizacional não acontece por acaso. Concentre-se nas necessidades do usuário. A qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade do conteúdo.
  • C Mudança organizacional acontece por acaso. Concentre-se nas prioridades do sistema. A qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade do conteúdo. É preciso pensar muito cuidadosamente na sequência de integração das aplicações de TI.
  • D A quantidade do conteúdo é mais importante que a qualidade do conteúdo. É preciso pensar muito cuidadosamente na integração das aplicações de DO.
  • E Alinhamento setorial é a prioridade número um. Interferências organizacionais não acontecem por acaso. Concentre-se nas necessidades de menor prioridade do usuário.