Questões de Papel do intérprete na Educação dos Surdos (Libras)

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Em relação ao trabalho do intérprete educacional de Libras no ensino fundamental II, com base no Decreto nº 5.626/2005, na Lei nº 12.319/2010 e no Código de Conduta e Ética (CCE) da Febrapils, é correto afirmar que uma de suas funções é

  • A substituir o professor regente da sala de aula em caso de ausência e ministrar aulas para todos os alunos da sala.
  • B realizar a interpretação simultânea da interação entre professor e aluno surdo, excetuando as interações entre alunos ouvintes e alunos surdos.
  • C auxiliar o professor na distribuição de atividades e na orientação da sala durante aulas que envolvam atividades em grupo.
  • D preparar os trabalhos dos alunos em horário extra da aula.
  • E realizar a interpretação simultânea das interações dos alunos surdos com professores, alunos ouvintes e quaisquer pessoas que não falem Libras.

Leonardo e Paulo são alunos surdos matriculados há dois anos em Escola de Ensino Médio, porém não têm o serviço de tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa.


A carência desse tipo de profissional faz com que a interação entre surdos e ouvintes fique prejudicada. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta um dos objetivos que o sistema de ensino deverá desenvolver na educação bilíngue.

  • A Desenvolver currículos, métodos, formação e programas específicos para surdos e surdo cegos.
  • B Elaborar e publicar sistematicamente material bilíngue especifico para pessoas com deficiência auditiva não sinalizantes.
  • C Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Portuguesa.
  • D Manter programas de formação de pessoal especializado.
  • E Planejar com a participação das comunidades surdas especificamente na área da Educação Especial.

Anjos (2006), em sua pesquisa intitulada “O espelho em cacos: análise dos discursos imbricados na questão da inclusão”, traz reflexões relevantes acerca da escolarização de alunos surdos no município de Marabá – PA. Em um dos trechos, a autora destaca: [...] “há dois intérpretes para um universo de 58 alunos surdos” (ANJOS, 2006, p. 203). Nesse sentido, o trecho evidencia que

  • A são necessários mais intérpretes de Libras e mais capacitações no âmbito da educação de surdos enquanto política de inclusão.
  • B é necessário formar intérpretes de Libras nos cursos de licenciatura de Letras Libras.
  • C a presença de dois intérpretes de Libras pode garantir a inclusão dos alunos surdos em Marabá - PA.
  • D a inclusão de alunos surdos nas escolas do município de Marabá pode ser garantida por meio de intérpretes voluntários.
  • E o contato com a comunidade surda e o conhecimento de mundo são dispensáveis no momento da atuação como intérprete de Libras na sala de aula.
(CONCURSO CRATO/2021) De acordo com as atribuições do tradutor e intérprete de libras no contexto educacional, marque a alternativa CORRETA.
  • A É o ledor que acompanhará o aluno com deficiência visual.
  • B É um cuidador responsável em auxiliar as atividades cotidianas do estudante surdo.
  • C O tradutor e intérprete de libras é um profissional fundamental para mediar o acesso aos conhecimentos para alunos surdos.
  • D O tradutor e intérprete de Libras é o professor do aluno surdo.
  • E Nenhuma das alternativas está correta.

Quanto a atuação do Intérprete de Libras, é correto afirmar, EXCETO:

  • A o intérprete deve conscientizar de que não é professor, todavia, em situações pedagógicas poderá resolver a questão.
  • B o intérprete de Libras deve dominar a língua de sinais e a língua portuguesa.
  • C poderá atuar em situações formais, como: escolas, palestras, reuniões, etc.
  • D a fluência da língua de sinais é obtida através da prática, sem dispor do aparato teórico que lhe concederia uma graduação especifica na interpretação e tradução da Libras.
  • E O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre o aluno surdo, o professor, colegas e equipe escolar.