Questões de Planejamento Estratégico de TI (PETI) (Governança de TI)

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No que diz respeito ao alinhamento estratégico entre as áreas de TI e de negócios, assinale a alternativa correta.

  • A O sucesso da Tl nas organizações deve-se tão somente ao uso eficiente de hardware e de software.
  • B O alinhamento entre o PETI e outros programas estratégicos das empresas se constitui a partir da relação estritamente vertical (hierárquica) somente no ambiente interno, ou seja, dentro da empresa.
  • C O alinhamento do PETI a outros programas estratégicos das empresas tem o único propósito de demonstrar o potencial da TI para elas.  
  • D As aplicações da Tl e de seus recursos geram uma grande expectativa quanto ao seu uso estratégico para que efetivamente possibilitem alternativas para suportar os negócios das organizações, sem que impactem, demasiadamente, o orçamento da empresa.
  • E Para que o alinhamento entre as áreas de TI e de negócios tenha sucesso e contribua com a organização na realização de seus objetivos, as barreiras culturais, pessoais, individuais e comportamentais devem ser maximizadas pelos modelos de alinhamento, ou seja, devem ser consideradas como o fator mais importante nesse processo.

Com relação ao planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI), assinale a alternativa correta.

  • A O PETI é um conjunto de técnicas, e não de ferramentas, que possibilita a definição de estratégias de ação ao longo de um período de, aproximadamente, um a oito anos.
  • B O PETI pode ser descrito como um plano para suprir direção, esforço de concentração, consistência de propósito, flexibilidade e continuidade dos recursos da tecnologia da informação (TI).
  • C O PETI tem o objetivo de identificar um modelo de informações empresariais necessário à gestão do negócio principal da empresa, para tomada de decisões exclusivamente no nível estratégico.
  • D O tempo de reavaliação dos planejamentos é o mesmo para todas as empresas, independentemente do seu tipo de negócio.
  • E O PETI é definido como um roteiro estático para o planejamento estratégico das informações organizacionais, da TI e de seus recursos.

Com relação ao planejamento estratégico de TI (PETI), analise as afirmativas abaixo:


I. Durante o planejamento estratégico de TI, os indicadores que auxiliam o negócio a alcançar determinado objetivo são chamados KPI.

II. A diferença entre Plano Diretor de TI (PDTI) e PETI é que esse último define as diretrizes para a área de TI, direcionando a execução de projetos prioritários e disponibilizando os recursos necessários.

III. Uma das ferramentas mais usadas pelo gestor para a construção do PETI é o Balanced Score Card.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III
  • D I e II.
  • E I e III.

Sobre as características do grupo de trabalho responsável pela análise SWOT, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
I. O grupo de trabalho deve discutir pontos fracos e ameaças de forma aberta e objetiva.
II. O grupo de trabalho deve reservar o tempo necessário para realizar uma análise profunda para desenvolver um plano de ação viável.
III. O grupo de trabalho deve pensar e atuar de modo semelhante para que todas as ações sejam determinadas sem discussões.
A sequência correta é

  • A I - V; II - F; III - F.
  • B I - V; II - V; III - V.
  • C I - F; II - F; III - V.
  • D I - F; II - V; III - F.
  • E I - V; II - V; III - F.

Sobre os componentes de alinhamento estratégico e compliance no contexto da implementação de governança de Tecnologia da Informação (TI), julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
I. O processo de alinhamento estratégico da TI consiste em determinar o alinhamento no que diz respeito a arquitetura, infraestrutura, aplicações, processos e organização com as necessidades atuais e futuras do negócio.
II. A gestão de demanda consiste em analisar a dinâmica do negócio, indicativos de necessidade de novos serviços, melhoria dos serviços existentes, necessidade de aumento de capacidade em sistemas e infraestrutura.
III. As competências são as habilidades e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e a implantação das iniciativas de TI e que estarão presentes na estrutura organizacional e nos processos de serviços de TI.
A sequência correta é

  • A I - F; II - V; III - V.
  • B I - V; II - V; III - V.
  • C I - V; II - F; III - V.
  • D I - F; II - F; III - F.
  • E I - V; II - V; III - F.