Questões de Representações da Surdez - visão clinicopatológica e visão socioantropológica (Libras)

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No livro A Surdez, um olhar sobre as diferenças, Carlos Skliar (1998), na apresentação intitulada “Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e as diferenças”, destrincha e debate de forma categórica duas grandes perspectivas sobre a surdez − clínico-patológica e socioantropológica − que foram adotadas nos anos seguintes por diferentes pesquisadores no âmbito dos Estudos Surdos, Estudos Educacionais, Estudos Linguísticos e Estudos da Tradução e Interpretação da Língua de Sinais. Considerando essa discussão,

  • A a perspectiva clínico-patológica da surdez defende o uso da língua de sinais, da cultura surda e da protetização dos surdos.
  • B a perspectiva socioantropológica da surdez reconhece a visualidade como potencialidade subjetiva das pessoas surdas e a língua de sinais como representação simbólica dessa forma de enxergar o mundo.
  • C tanto a perspectiva socioantropológica da surdez quanto a clínico-patológica defendem que o implante coclear é o melhor caminho para a inclusão social de pessoas surdas.
  • D a perspectiva socioantropológica defende que a surdez é uma deficiência que precisa ser corrigida e que a fala é o que dará aos surdos a condição de cidadãos.
  • E a perspectiva clínico-patológica reconhece a visualidade como potencialidade subjetiva das pessoas surdas e a língua de sinais como representação simbólica dessa forma de enxergar o mundo.

Semiótica imagética é a parte da semiótica geral responsável pelos signos e seus significados. Por meio dela, o falante da língua de sinais constrói e estrutura a língua no campo viso-espacial.
É possível explorar a visualidade por meio da semiótica imagética ao serem considerados e investigados aspectos como recursos visuais e

  • A comunicação gestual, imagem visual dos surdos, politicas visuais e recursos didáticos.
  • B cultura surda, imagem visual dos surdos, os olhares surdos e recursos didáticos.
  • C comunicação gestual, os olhares surdos, politicas visuais e recursos didáticos.
  • D cultura surda, comunicação gestual, os olhares surdos e politicas visuais.

Analise as afirmativas a seguir:



I. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.


II. De acordo com a legislação vigente, as organizações brasileiras concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir o atendimento e o tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.



Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Em termos cognitivos-linguísticos, as pesquisas científicas apontam que: 1. O desenvolvimento linguístico do surdo depende da exposição aos sinais. 2. O uso da datilologia pelo surdo requer noções de letramento em Português. 3. O processo de aquisição de linguagem dos surdos se dá por treinamento labial. 4. A Libras é uma sinalização da estrutura do Português. 5. A incapacidade de o surdo sinalizante não falar se deve a sua falta de linguagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Quando Owen Wrigley (1996) afirma que “a surdez não é um tema de audiologia e sim de epistemologia”, ele quis dizer que:

  • A a surdez é um tema que envolve a gênese do conhecimento humano.
  • B a surdez é um tema que deve ser pensado pelos filósofos e professores e não pelos médicos.
  • C a surdez é um tema que envolve relações de conhecimento e poder.
  • D a surdez é um tema científico, próprio das ciências humanas.